Começar fazendo exercício para emagrecer?

Exercício para emagrecer: uma análise crítica e científica O cenário é muito comum: alguém olhando no espelho numa noite de domingo, subindo na balança, constatando o excesso de barriga e tomando a decisão “firme e sábia” de resolver o problema: se matricular numa academia na segunda-feira. Decidir começar praticar exercício para emagrecer. Sair em busca das atividades físicas mais fortes em queimar calorias sem ao menos questionar ou planejar se isso realmente é o melhor a ser feito. Neste artigo, sem querer polemizar (espero, rs), Continue lendo

Dicas para emagrecer rápido e tornar o jogo mais justo Se você já acompanha o blog, sabe que emagrecer é consequência do equilíbrio hormonal e bom funcionamento do seu corpo. Encorajamos por aqui uma dieta de baixo carboidrato e natural (low carb e paleolítica – ou paleo). As dicas para emagrecer rápido deste texto podem ajudar: Para algumas pessoas, tentar seguir todas as recomendações de uma dieta low carb paleo de uma só vez pode ser difícil. Veja só: Não comer industrializados; não comer grãos; não comer açúcar; Continue lendo

Experimento de 4 dias na dieta paleolítica mostra melhora impressionante

Neste artigo, mostro um estudo piloto experimental (ensaio clínico randomizado, com alto grau de evidência científica), que traz o impacto de uma Dieta Paleolítica (paleo, primal), por apenas 4 dias, no metabolismo humano. Impressionante, principalmente a perda de gordura visceral (barriga) e os índices relacionados a inflamações/doenças metabólicas. Fiz a tradução do resumo, que já impressiona bastante. Se você quiser acessar o estudo completo, segue a publicação original integral (em inglês): To Restore Health, “Do we Have to Go Back to the Future?” The Impact of a 4-Day Paleolithic Lifestyle Change Continue lendo

Dieta Paleolítica com foco em emagrecimento Paleo + Low carb: um dia, na prática! Muitas pessoas têm se interessado por este estilo de vida e pela dieta paleolítica (dieta paleo). As comunidades virtuais estão crescendo. Reportagens estão chegando à TV aberta. Diretrizes nutricionais oficiais sendo revistas! Há esperança! Tenho recebido interações por mensagens em busca de conhecimento! Antes de buscar por cardápio (pratos, refeições, receitas) para emagrecer, é interessante conhecer os fundamentos da dieta paleolítica (primal ou paleo). Caso não conheça estes princípios e queira começar por eles: base Continue lendo

lidando bem com os carboidratos. Low carb, cetogênica e estratégias.

A dieta paleolítica (dieta paleo) têm causado uma pequena confusão quanto ao assunto carboidratos. Na verdade, mais que confusão: uma fobia, um pavor de consumir carboidratos, independentemente das circunstâncias. Este artigo não pretende defender os hidratos de carbono, nem mesmo condená-los. Pretende, na verdade, colocá-los nos seus devidos lugares e fazer uma análise das boas formas de consumi-los ou evitá-los. Será discutido: O que todos já concordam: low carb funciona bem para emagrecer! (consenso). As dúvidas: Quanto carboidrato comer? Low carb não é sinônimo de dieta cetogênica: Ceto-adaptação x Continue lendo

Dieta Paleo: O que é e como fazer a dieta paleolítica ou primal A dieta paleo, ou dieta paleolítica, consiste em se alimentar com COMIDA DE VERDADE (natural). Se tornar uma espécie de caçador-coletor moderno. Comer quando sentir vontade, o quanto quiser, até se sentir saciado e não se preocupar com horários ou com a frequência das refeições. Apesar de inspirada nos hábitos dos nossos antepassados e de suas práticas parecerem estranhas, aos olhos do modo moderno de se alimentar, os estudos clínicos modernos de mais alta qualidade Continue lendo

Talvez você já conheça a dieta low carb e paleolítica (estilo de alimentação). Se não leu, acesse o link abaixo, depois volte a este artigo. Se você já conhece a dieta low carb paleolítica, ou dieta paleo, em sua versão low carb (ou LCHF), pule direto para o tópico 2 deste artigo (os três métodos). Se não conhece nada sobre paleo, ou mesmo dieta low carb, leia antes: DIETA PALEO – PRINCÍPIOS 1. RESUMO DA DIETA LOW CARB PALEOLÍTICA (PALEO) Resumindo (bastante!), você deve ter concluído que deve comer bichos Continue lendo

Gorduras naturais: Introdução e links importantes Um dos pontos principais desta nova maneira de se alimentar está na sigla LCHF (LOW CARB, HIGH FAT). Ou seja, é interessante que você reduza ao máximo o consumo dos carboidratos, por motivos já colocados em outros artigos, e deixe de eliminar as gorduras naturais dos alimentos, deixando a dieta sustentável e fácil de ser levada em longo prazo. Se ainda não leu por que reduzir os carboidratos: Leia aqui. Se deseja um estudo – Guia – bem fundamentado sobre a quantidade diária de Continue lendo

baguete, como toda massa branca de trigo, deve ser evitada

Açúcar no sangue e os picos de insulina: além do diabetes A epidemia de obesidade e diabetes tem sido causada pelos carboidratos em excesso das recomendações oficiais (pirâmide alimentar). A dieta low carb paleo tem revertido este panorama em milhares de pessoas, por, naturalmente, atuar positivamente nos mecanismos de regulações hormonais. Sobre os mecanismos de regulações hormonais que falamos no artigo anterior, o exemplo mais importante está na ação dos hormônios que regulam o seu apetite/saciedade e a queima/armazenamento de gordura. A INSULINA é o principal deles. Imagine que você acabou de Continue lendo