Cardápio low carb de 7 dias para Emagrecer na Primeira Semana

O que você encontrará neste cardápio low carb

Neste texto, mostrarei por completo e em detalhes, o cardápio, as refeições (incluindo fotos e receitas) e os resultados quando iniciei minha primeira semana de dieta low carb, depois de um grande susto.

Eu estava obeso, com quase 120kg, e hipertenso, aos 36 anos. Meu diagnóstico depois de passar mal e ser atendido ao ministrar uma aula na faculdade também incluía alto valor de glicemia e triglicérides. Eu estava com resistência à insulina, conhecida por pré-diabetes. Tudo isso e dois filhos pequenos para criar me motivaram a começar. Não recomendo a ninguém esperar uma situação parecida.

Depois de compreender e aplicar o estilo low carb de alimentação, consegui reverter a situação em menos de 3 meses. Na primeira semana de cardápio, a balança acusou menos 4 kg. Logo abaixo, primeiro eu explico por que reduzir carboidratos (low carb) funciona melhor que as outras dietas. Logo mais abaixo, eu detalho o cardápio pra você. Sinta-se à vontade para comentar no final do artigo com suas dúvidas ou resultados. Criei este blog para ajudar da forma que eu puder.

Antes de aderir ao cardápio low carb e emagrecer
2014: com 115 kg e suando sem motivo

Por Que Dieta Low Carb Funciona?

Motivo 1: Você não passa fome

A fome é causada, principalmente, por um efeito hormonal após a insulina retirar a glicose do sangue. As descargas de glicose e os picos de insulina ocorrem ao ingerir carboidratos (não só os doces!). Ao reduzir as descargas de glicose no sangue (reduzindo os carboidratos) e, consequentemente os picos de insulina, depois de alguns dias de adaptação, você não sentirá fome e não sofrerá com a dieta.

Motivo 2: Baixa Insulina no sangue: emagrecimento acelerado

A insulina é um hormônio especialista em promover acúmulo e impedir a queima da gordura do seu corpo. Ela promove este acúmulo metabolizando o açúcar do sangue, que é gerado a partir dos carboidratos ingeridos. Não apenas os doces. E isso inclui os grãos integrais, várias frutas e raízes! Muita gente erra feio no início por isso. Proteínas e Gorduras não provocam este efeito.

Motivo 3: Não é necessário contar calorias ou o regular o tamanho do prato

Mesmo se você fizer uma dieta mais calórica ou consumir gorduras (saudáveis e naturais), você acaba emagrecendo sem a necessidade de contar porções ou calorias. Seu corpo se auto-regula. Menos fome, menos compulsão e  com hormônios favorecendo a queima (e não o acúmulo) de gordura do corpo, as chances de emagrecimento e de se manter motivado são bem maiores que nas outras abordagens de dieta. A ciência (e muita experiência pessoal e estudo) me permitem afirmar isso com muita tranquilidade. E quem não quer uma dieta que você pode comer até ficar satisfeito, não é mesmo?

cardápio low carb. Refeições para emagrecer rapidamente
Eu, antes e depois de low carb: de 115 para 90 kg (em menos de 3 meses)

Motivo 4: Gorduras deixam o cardápio saboroso e cheio de variações (e isso motiva!)

Na versão LCHF (low carb, high fat) da dieta, que é a que recomendamos aqui no blog, você incluirá alimentos com gorduras naturais (ex: castanhas, peixes, abacate, coco, carnes, ovos, etc.)… Já é cientificamente provado que elas são saudáveis e não causam efeito no mecanismo da insulina!

O foco, para mim, que queria perder peso em excesso rapidamente, foi limitar a quantidade carboidratos em 50 gramas por dia e seguir uma série de práticas recomendadas. Algumas pessoas emagrecem rapidamente com um limite ainda maior de carboidratos diários.

REGRAS ANTES DE USAR O CARDÁPIO LOW CARB ABAIXO:

  • Use o cardápio de forma tranquila e natural. Se precisar repetir o prato para se sentir saciado, repita! Comida de verdade não deve ser evitada! Cuide apenas dos limites de carboidratos.
  • Não fique se pesando e tirando medidas… faça isso apenas no primeiro e no sexto dia, de manhã, após ir ao banheiro, e anote os resultados. 😀
  • O cardápio abaixo é apenas um exemplo. Eu escolhi alimentos que eu aprecio, baseados em suas densidades nutricionais e efeitos funcionais nos mecanismos hormonais que afetam o apetite e emagrecem. Caso não goste dos pratos, saiba que em low carb, as opções são praticamente infinitas.
  • Recomendo bastante entender e montar sua própria estratégia, baseada no seu paladar e escolhendo corretamente os alimentos (Este programa passo a passo é uma solução definitiva pra isso).

O CARDÁPIO DA PRIMEIRA SEMANA DE LOW CARB

Então vamos à prática! Clicando nos links dos pratos você cai direto para fotos e/ou explicações de cada um deles, bem como as variações entre o almoço e o jantar. Eu comecei em uma segunda-feira. Você pode começar amanhã mesmo, :D. Porém, sugiro que, se começar de terça em diante, não faça o “dia do lixo” nesta primeira semana (você entenderá no final).

Se quiser aprofundar um pouco antes de começar a dieta, no link abaixo eu escrevi um artigo sobre as quantidades de carboidratos ideais para cada objetivo e neste link (CLIQUE AQUI) eu faço uma análise completa para te ajudar a decidir se vale a pena entrar em um famoso programa passo a passo de low carb.

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado e Domingo

E depois da primeira semana?

Como falamos antes, as possibilidades de cardápio e variações em uma dieta low carb são enormes. Sei que ninguém vai ficar repetindo os mesmos pratos todos os dias. É preciso entender low carb como um estilo de vida que envolve conceitos como densidade nutricional e Jejum Intermitente.

No final deste artigo (antes dos procedimentos de emergência) eu dou algumas dicas para o final de semana (que foram importantes pra mim) para que você dê sequência na sua mudança de vida sem riscos de errar depois da primeira semana e falo sobre o programa de emagrecimento passo a passo.

SEGUNDA-FEIRA

1.1. Café da manhã

De manhã, ao acordar, nada mais simples: um omelete. Abaixo de cada foto de refeição, segue alguma explicação de preparo ou opinião pessoal.

Preparo: Bata dois ovos, adicione um pouco de bacon artesanal picado, queijos (que não sejam light e não contenham amido).
Unte uma frigideira pequena com banha ou manteiga de leite…. Deixe um lado até dourar… Vire… e o resultado é o da foto aí acima.
Bebida? Água com gás, gelo e limão pra “harmonizar”… 😀

Melhor ainda: Acrescente tomate/repolhos/acelga/… picados pequenos… ou outra verdura que você quiser. Ovos caipiras melhoram ainda mais.

Minha Opinião/Comentários: O normal é não sentir fome até o seu almoço. Se tiver fome antes, use um dos “procedimentos de emergência” no final do artigo. Depois da sua adaptação, você não terá compulsões, fomes emocionais, nem mesmo necessidade ou horários de refeições e poderá, se quiser, fazer jejum intermitente. Mas não force a situação antes da hora. Seu corpo naturalmente dará sinais para você pular ou adiar refeições com o tempo. Mas mesmo enquanto isso não ocorre, você provavelmente perderá um bom peso. Alguns “felizardos” se adaptam em 3 ou 4 dias. O mais comum: 7 a 10 dias. Ah… omelete todo dia costuma ficar enjoativo para algumas pessoas. Veja dica abaixo.

  • 147 exemplos diários de pratos para a dieta low carb, mais 56 receitas e 2 livros bônus focados, com cafés da manhã, sobremesas, sucos, caldos… (recomendo muito este ótimo guia dos amigos Guilherme e Roney, do Senhor Tanquinho).

 

1.2. Almoço e jantar

Estrogonofe com couve flor e salada

Preparo: Cozinhe um ovo e refogue uma bom pedaço de couve-flor; Se não gostar de couve-flor, troque por brócolis. Prepare uma salada com acelga ou repolho cortados; corte tomates, acrescente cebolinha, sal, temperos e azeite extra-virgem. Se não gostar de verduras assim, te garanto que dá pra achar um modo de prepará-las que mude isso. Refoque com manteiga de leite, tempere com azeite, sal, ervas… ou crie um creme com queijos. Achar um modo de comê-las sem ser sacrifício é o melhor caminho, sem dúvidas.

A carne: você pode escolher uma boa fraldinha (uma peça com um pouco de gordura) ou um filé mignon. Pode usar frango também… O molho é à base de creme de leite (com a menor quantidade de carboidratos possível).
Dê preferência a um creme de leite fresco (vendido em garrafas de meio litro nas geladeiras de supermercados). Se não achar fresco, procura em lata ou caixinha com algo próximo a 30% de gordura. Isso é bom! Na falta, eu uso o Nestlê mesmo (tem um pouco menos carboidrato e mais gordura que a maioria dos enlatados). Quanto menor a porcentagem de gordura, pior… Quanto maior a quantidade de carboidratos, pior.

Faça um almoço low carb generoso

Para o Jantar: No almoço, faça uma porção generosa de carne, para que sobre para o jantar e você tenha apenas o trabalho de preparar a salada. No jantar, se quiser algo mais rápido, faça apenas a parte fria da salada (sem os ovos e a couve-flor) e acrescente alguma(s) das seguintes folhas: rúcula, espinafre, couve, agrião, mostarda, alface.

Minha Opinião/Comentários: Não vale a pena abusar de creme de leite na dieta, por melhor que ele seja. Porém, não sendo rotina, usaremos.
E vale também relembrar: com estes pratos (low carb), não haverá o gatilho da insulina e, provavelmente, você não sentirá fome entre o almoço e o jantar. Porém, caso precise, use um dos procedimentos de emergência no final do artigo.

TERÇA-FEIRA

2.1. Café da manhã

Pão Oopsie: uma especie de pãozinho low carb bastante interessante. Dá um pouco de trabalho, mas eu fazia uma vez por semana e congelava.

Ingredientes: 3 ovos;  110g de cream cheese (requeijão); 1 pitada de sal; 1/2 colher de chá de fermento em pó
Preparo: Separe as gemas das claras. Bata as claras com uma pitada de sal até que fiquem bem firmes. Bata até que você consiga virar o prato de cabeça pra baixo e a clara não caia no chão.
Em outro recipiente, misture bem as gemas e o requeijão. Adicione o fermento em pó na mistura e mexa bem.
Em seguida, mistura gentilmente as gemas preparadas com a clara batida. Não bata. É lentamente e com cuidado, para não perder o aerado.
Faça de 6 a 8 “pãezinhos” e coloque em uma forma ou em papel manteiga para ir ao forno a 150 graus por aproximadamente 25 minutos, até
que eles dourem.
No café da manhã, recheie com presunto (de preferência artesanal ou cru), tomate, alface, queijos amarelos ou muçarela.

2.2. Almoço e Jantar

Bife a cavalo com salada de repolho roxo, pepino japonês e tomates.

Bife a cavalo com salada de repolho roxo, tomate e pepino japonês
O que não fica bom com uma gema “ao ponto” por cima? 😀

Preparo: Hoje é simples e rápido… Passar o bife de sua preferência (contra-filé, alcatra, etc), um ovo “ao ponto”. Prepare uma salada com repolho roxo, tomate e pepino japonês. Tempere-a com sal e azeite extra-virgem. Repita o prato no jantar. Se quiser, varie tirando o ovo e acrescentando folhas verdes de sua preferência na salada. Não tem problema se a carne não for magra.

QUARTA-FEIRA

3.1. Café da manhã

Ovos mexidos com bacon (artesanal).

Ovos mexidos com bacon artesanal - Low carb e paleo
Ovos mexidos com bacon artesanal – Cardápio Low carb e paleo

Ingredientes: 2 ovos inteiros, 2 fatias de bacon, 1 colher de manteiga de leite ou ghee, sal e temperos a gosto.
Preparo: Aqueça a frigideira e coloque o bacon para fritar (sem fritar demais). Quebre os 2 ovos dentro de uma vasilha e adicione sal, pimenta e outros temperos a gosto (orégano, cebolinha, manjericão, por exemplo). Misture bem.
Adicione manteiga na frigideira. Espere derreter e despeje a mistura de ovos. Cozinhe por 1 ou 2 minutos, mexendo enquanto cozinha até que os ovos fiquem com a consistência desejada.
Minha Opinião/Comentários: Bacon industrializado deve ser evitado. Há opções boas para usar no dia-a-dia, sem aditivos químicos. No domingo, na minha cidade, há uma feira com um casal que defuma artesanalmente os pedaços de pancetas de porco e embala a vácuo. Sou cliente deles há mais de um ano.

3.2. Almoço e Jantar

Tulipas de Frango com palmito, berinjela e salada

Ingredientes:  Tulipas de frango (meio da asa), berinjela, palmito de açaí, pepino japonês, brócolis, cenoura ralada, tomate e tomatinho cereja.
Preparo: As tulipas temperadas foram para a fritadeira. O brócolis e a berinjela foram cozidos e o restante da salada foi cortada e temperada com azeite e sal.
Minha Opinião/Comentários: A densidade nutricional deste prato chama a atenção. Eu repeti no jantar, mas com muito mais tulipas e sem o brócolis (pois tinha acabado).

Importante147 exemplos diários de pratos para a dieta low carb, muitas receitas e muito mais coisas prontas pra você não errar na sua low carb.

QUINTA-FEIRA

4.1. Café da manhã

Neste dia, repeti o mesmo omelete do dia 1, mas minha fome só pediu um único ovo e bem menos “recheio”. Já era sinal de um início de ceto-adaptação. Mas decidi não pular o café-da-manhã.

4.2. Almoço e Jantar

Espaguete de abobrinha e coxinhas de frango

Preparo: Espaguete de abobrinhas fatiadas, sem sementes, refogadas com cebola, alho, ervas finas desidratadas, fio de azeite e tomate pelado, queijo parmesão para terminar.
– Quiabo refogado na banha de porco, alho, sal a gosto e cebola (se não gostar de quiabo, pode retirar do prato)
– Frango refogado com banha de porco, açafrão (temperado a gosto), cheiro verde para dar aquele toque final!
– Salada de tomate com repolho picados. Azeite e sal

JANTAR: Para o Jantar, como não sobrou, preparei um “sanduíche” sem pão. Mais ou menos assim:

sanduiche (x-tudo) sem pão. Hamburger e bacon artesanas, queijo muçarela, 1 ovo frito e salada de alface e tomate. Low carb!
Sanduiche (x-tudo) sem pão. Hamburger e bacon artesanas, queijo muçarela, 1 ovo frito e salada de alface e tomate. Low carb!

SEXTA-FEIRA

5.1. Café da manhã

Neste dia, como era de se esperar em um corpo adaptando à queima de gordura, eu pulei o café-da-manhã. Hábito muito comum nos praticantes de jejum intermitente. Hoje já não se discute mais sobre o mito de comer a cada poucas horas. Se der fome, se problema em usar o mesmo café-da-manhã de um dos dias anteriores.

5.2. Almoço e Jantar

Almoço: Como estava com fome no almoço, resolvi repetir o prato mais nutritivo da semana (e também o que eu mais gostei, rs): as tulipas com palmito do terceiro dia. Comi bastante!

Jantar: Como era sexta-feira, resolvi colocar uma picanha na brasa. Afinal, não temos medo de gorduras naturais e isso muda o jogo! 😀 Como acompanhamentos: vinagrete, palmito de açaí e repolho.

Jantar da sexta-feira: picanha na brasa
Picanha na brasa – dieta low carb… cardápio para a primeira semana

SÁBADO E DOMINGO

6.1. Não sou de ferro!

Por que antes eu desisti tantas vezes? Por que sempre usava a abordagem tradicional (pirâmide alimentar, contar e queimar calorias, cortar gordura, comer de 3 em 3 horas, desnatados, integrais). E quer saber? Essa abordagem padrão só ajuda a própria Indústria do Emagrecimento e seus shakes, sucos mágicos, pílulas e suplementos da vez.

Falo com propriedade sobre isso, pois já desperdicei muita energia e dinheiro com isso e fui – literalmente – uma “sanfona” (ou marionete), me culpando cada vez que eu engordava tudo novamente, colocando a culpa na minha falta de foco ou força de vontade.

A questão é que não dá pra ter foco fazendo uma coisa que seu corpo não quer. É um desperdício de energia! Se você ajusta os seus hormônios com alimentos naturais e funcionais, os “gatilhos” que disparam fome e as compulsões reduzem muito, deixando bem mais fácil para sua força de vontade.

Pensando nisso, recomendo que não deixe o seu esforço desta semana, certamente proveitosa, se perder. A melhor maneira de aplicar low carb, indiscutivelmente, é combinar com paleo e jejum intermitente. O único programa de emagrecimento que eu conheço bem e que tem esse foco é o Código Emagrecer de Vez. E Neste link, minha avaliação completa e opinião sobre ele.

6.2. Dá pra tomar cerveja e comer sobremesas?

Resumindo a ideia, pra mim era importante tomar uma cerveja no sábado com minha esposa, poder comer umas guloseimas com as crianças. Também aprecio uma pizza bem feita! Meus estudos mostraram que seria muito melhor concentrar essa carga de carboidratos ruins em um só dia da semana do que comê-los sempre, evitando que o corpo volte a priorizar a queima de carboidratos e o efeito dos picos de insulina voltem a dominar.

Para mim, funcionou bem. Você não volta à estaca zero da adaptação do seu corpo à low carb com um só dia fora da dieta. Para muitas pessoas, esse “dia do lixo” no cardápio interfere pouco no emagrecimento. Sugiro avaliar se compensa e se faz sentido pra você.  Portanto, atenção:

  • Quando eu fazia o dia do lixo, eu ganhava algum peso sim (às vezes mais de 1kg), mas era retenção de líquido. Com 1 ou 2 dias de volta ao cardápio low carb o peso ganho já era eliminado.
  • Se essas “guloseimas” ou a cervejinha não forem coisas tão importantes (social ou gastronomicamente) pra você, sugiro que ignore estas tentadoras ideias e escolha os pratos low carb que mais gostou durante a semana para comer no fim de semana.
  • A segunda fase do famoso Programa de Emagrecimento Código Emagrecer De Vez (após o desafio inicial de 30 dias), já começa a liberar “janelas de guloseimas” e deixa mais flexível (e sociável). CLIQUE AQUI e saiba com e por que o Código funciona tão bem.

E DEPOIS DA PRIMEIRA SEMANA?

Como falei no início, as possibilidades de cardápio e variações em uma dieta low carb são infinitas. Você pode optar por continuar estudando sobre nutrientes e alimentos e montando suas próximas semanas de cardápio. Ou pode pegar um atalho optando por um kit completo (os melhores resultados estão neste – Clique AQUI).

6. Procedimentos de Emergência (lanches – se der fome)

Estes procedimentos abaixo são bastante úteis no início. Antes dos 10 dias em que adaptei meu corpo para priorizar queima de gordura como combustível principal, foram muito importantes pra mim. Devem ser usados com moderação e apenas se sentir fome entre as refeições. Depois da adaptação, você irá descartar tudo isso naturalmente, pois não terá vontade ou fome.

6.1. Mix de Castanhas e/ou Frutas Vermelhas

Castanhas: Opção de lanche na dieta low carb

Tenha sempre com você um mix das castanhas que você mais goste. Eu misturava pistache, castanha do pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, avelãs.

Também costumava carregar uns morangos, amoras, abacate (frutas vermelhas ou com baixos níveis de açúcar).

6.2. O “maluco” na padaria

Misto ou cheese-tudo sem pão: ideal para dieta low carb
Misto ou cheese-tudo low carb

Eu costumava pedir um x-tudo, ou misto, ou bauru na padaria mais próxima… Mas pedia para o funcionário o sanduíche sem pão… pra colocar tudo num prato e me dar garfo e faca. Eles ficavam meio confusos ou curiosos, rs.

Hamburguer, Ovo, Queijo, Bacon, Presunto, alface, tomate…

Não é um hábito bom para todo dia, pois usam óleos vegetais industrializados e embutidos (presunto, salsicha, bacon industrializados). Mas, se não se tornar um hábito, também vale na hora da fome. Em casa, você pode fazer com qualidade, fritando em gordura natural, usando hambúrguer caseiro, bacon e presuntos artesanais. Aí sim pode incorporar no seu estilo de vida. Eu uso muito como jantar.

7. Conclusão: Como dar sequência ao cardápio low carb

As atitudes de sempre só levarão aos mesmos resultados de sempre. Foi importante quebrar os mitos que segui por mais de 30 anos e que me engordaram e quase derrubaram gravemente a minha saúde. Se as informações deste cardápio fizeram sentido pra você, recomendo que siga uma estratégia completa de emagrecimento. Leia minha revisão completa do programa  Código Emagrecer de Vez para não perder o “embalo”, definir seu novo estilo de vida e não ser vítima do efeito sanfona.

Um forte Abraço!

Sucesso! E Saúde!

Márcio Balian
Fundador do Saúde Primal

Outros links para ajudar nos estudos:
Diet Doctor – low carb (em inglês)
Guia para carboidratos saudáveis (em inglês) – Site healthambition.com
– Blog do Dr. Souto (boa fonte de pesquisas) – Ciência Low Carb.

257 Comentários


  1. márcia

    Ola!Meu nome é Márcia gostei muito do seu cardápio,simples e gostoso ,vou começar a fazer minha unica duvida é pq me encontro no período de menopausa ,sempre fui magra comia de tudo e em grande cotidade e nunca ganhei peso por isso ,mas aos 42 anos entrei precoce na menopausa e apos um ano comecei a ganhar peso ,foram 10 k de uma hora para outra ,hoje estou com 45 anos estou com 82.6 k,antes pesava entre 68 e 70 ,pois tenho 1.70 ,meus ossos são pesados por isso pra mim esse peso é bom ,antes tinha uma perda muito rápida, hoje não mas , sei que e´por conta de meu metabolismo e hormônios ,mas enfim minha duvida é se para mim uma dieta low carb vai funcionar? Se você já teve contato ou sabe de experiencias com pessoas com a mesma situação que me encontro .
    Agradeço desde já .

    Responder

    1. Olá Márcia!
      Sim. Acredito que low carb com abordagem paleo (livre de industrializados), como a deste cardápio é uma excelente abordagem para regulação hormonal. Depois conte aqui ou me envie seus resultados.
      Bom proveito! Saúde!

      Responder
      1. rafaela dantas

        bom dia gostaria de um cardapio dia a dia da primeira semanaem diante..

        Responder
  2. Alessandra

    Oi Márcio
    Resolvi experimentar o cardápio que vc apresentou aqui e confesso aue me surpreendi! Eu nunca havia feito dieta, mas após 3 bebês em 4 anos… meu corpo sentiu rsss… e os 36 anos tbem!
    Mas fiquei com uma dúvida.. tenho sentido uma espécie de fraqueza. Não é fome e sim um corpo meio preguiçoso. Além disso, o intestino tbem dicou preguiçoso. Hoje é o meu terceiro dia e estou muito satisfeita, mas e esse “corpo mole”?
    Um abraço

    Responder

    1. Oi Alessandra!
      Legal que vc já está sentindo os resultados! Algumas pessoas tem este efeito colateral na primeira semana de adaptação. Depois passa. Aguente firme! Beba bastante água e não se preocupe em cortar o sal. É que nesta semana, perde-se água junto com o glicogênio e acabamos por eliminar muito sal tbm. Depois deste período (Lipo-Adaptação), você sentirá muita vitalidade, energia e bem-estar.
      Depois comente novamente ou mande mail pelo menu contato! 😀
      Abraço!

      Responder
  3. Mara Rubia

    Bom dia Márcio, me nome é Mara.
    Iniciei semana passada o estilo de Low Carb, mas antes disso fui a procura de materiais para poder me nortear. É aí que entra seu blog, simples e pratico, percebi que não preciso gastar horrores comprando coisas mirabolantes (conforme outras experiências com dieta). Parabéns!!
    Mas tenho uma dúvida, talvez possa me ajudar. Sempre procuro comer coisas que “não tenham rótulo” o famoso “bicho e planta”, mas as vezes há necessidade de se comprar algo que venha embalado e eu recorro à tabela nutricional, e fico olhando a quantidade de carbo e açúcar/100gr, mas confesso que não sei qual o valor ideal…
    Aqui em Portugal os valores da tabela são sempre apresentados por 100gr do produto.
    Se você souber me responder, te agradeço imensamente.

    Sucesso!!

    Responder

    1. Olá Mara!
      Realmente! Você está certa! Quanto mais simples, natural e “comida de verdade”, melhores são os resultados!
      Aqui no Brasil também é assim. Fazendo regra de três (sem muito preciosismo) já dá pra ter boa ideia da quantidade de carboidratos de cada porção. Uma balança de cozinha pode ajudar também nesse início, até você pegar “o jeito”.
      Sucesso!

      Responder
  4. Marciani oliveira

    Oi sou inpertenco achei bom eu fazer este cartapio sera bom pra mim

    Responder

    1. Olá Marciani!
      Se sua hipertensão estiver diretamente relacionada com a gordura visceral, como foi o meu caso, as chances são boas!

      Responder
  5. vanessa rodrigues mariano faustino

    Ual, vou começar essa dieta, espero que dê certo!!!

    Responder
  6. rute marques da silva

    Oi Marcio gostaria de uma dica para a utilização da farinha de coco muito grata

    Responder
  7. Vanessa

    Quero começar essa dieta, preciso perder 10 quilos, mas tenho muitas dúvidas ainda, já pesquisei em vários sites, um diz que posso comer Bacon e cenoura, já outro diz que não posso. O que devo fazer?

    Responder
  8. Maria Tereza

    boa noite
    Tenho 63 anos . recentemente descobri que tenho um pouco de gordura no fígado além de ter esofagite de refluxo. e estou com com 8 k acima do peso que deveria, ,pois soude estatura baixa .Comecei a fazer a dieta! Mas a questão é, para mim esta dieta é indicada?
    Aguardo um retorno
    obrigada

    Responder

    1. Olá Maria Tereza!
      Como você já tem um diagnóstico de Esteatose, sugiro fortemente que leia este artigo do Dr. Souto. Há estudos excelentes que relacionam uma dieta low carb à melhora de suas condições. Sempre com orientação de um médico (de preferência que siga a linha low carb).
      Sucesso!

      Responder
  9. Vera. Lucia Bacho

    Não vi nenhuma vez vc falar de frutas.
    Não se come frutas nesta dieta?

    Responder

    1. Olá Vera!
      Frutas não são as vilãs… Recomenda-se reduzir o consumo das frutas mais doces enquanto o foco for a perda rápida de peso. Numa segunda etapa, pode-se comer mais frutas sem problemas. Falo melhor sobre isso neste artigo.
      Abraço!

      Responder

  10. Refrigerantes zero açúcar podem ser inseridos no cardápio para consumo nos fins de semana ou de forma nenhuma pode haver o consumo de refrigerantes?

    Responder

    1. Olá Paola! Refrigerantes nunca são bons… Menos mal se for só nos finais de semana. Já tentou água com gás, gelo e limão? Eu gostava muito de refri e hoje meu paladar não aceita. É muito doce. Isso acontece com muita gente que se propõe a mudar os hábitos para low carb ou paleo. Boa sorte!

      Responder
  11. Carla

    Olá, Márcio!
    Maravilhoso artigo, muito esclarecedor e agradável de ler. Meu nome é Carla, tenho 30 anos, 1.74 cm, 62kg. Sempre fui muito sedentária e me alimentava absurdamente errado, compulsivamente e demasiadamente. Há 4 meses iniciei atividade física 40 minutos por dia, quatro vezes na semana. Tentei seguir o cardápio low carb, fui infeliz, no 2° dia senti muita tontura, sem ânimo, todo instante bocejando, olhos lacrimejando, dores de cabeça e uma fome absurda, enfim, muito mal estar, então não dei continuidade. Sabe me informar se é normal/comum essas reações, se é somente nessa fase de adaptação, se com o passar dos dias elas tendem a cessar? Obrigada!

    Responder

    1. Olá Carla!
      Com certeza acontece com algumas pessoas sim. Seu corpo está se re-configurando e acessando as reservas de glicogênio. Isso acaba “arrastando” água e sais nos primeiros dias. Esses efeitos melhoram geralmente entre 4 a 7 dias, a partir do momento em que suas enzimas estiverem priorizando a sua gordura como combustível prioritário. Esses sintomas não acontecem com todos, mas passam rápido. Mantenha-se bem hidratada. Depois desse período, você sentirá uma energia e disposição que talvez ainda não tenha experimentado! Sucesso!

      Responder
  12. Manuela Serpa

    Márcio!

    Tem como participarmos do método Código EDV ou algo que nos oriente tão bom quanto ele, sem precisar gastar R$ 57,00 mensalmente, por 12 meses? Sei que deve ser sensacional, quem dera eu pudesse pagar, mas estou cortando gastos. Quero gastar com a compra de produtos interessantes para a minha dieta.

    Como o Código é o único apontado por você, venho perguntar para aqueles que não querem gastar essa grana, tem outro meio tão bom quanto, mas gratuito? Como aplicativos, páginas de exercícios (gratuitas também, pois o Q48 também é pago e é o único apontado no seu blog).

    Enfim, para os mortais (como você mesmo diz, rsrrs), para onde ir?
    Beijão e aguardo ansiosa pela resposta. ;D.

    Responder

    1. Olá Manuela!
      Já avaliei diversos programas prontos. Os dois únicos que considerei bastante adequados dentro da estratégia low carb e paleo são o Código que você citou e o Livro eletrônico Emagrecer de Vez (que é muito mais barato), e é do mesmo autor.
      Estou tentando achar tempo para fazer algo mais passo-a-passo. Mas até agora, só consegui produzir esse cardápio de 7 dias, que é, naturalmente, gratuito… bem como todo o conteúdo que já fiz até hoje no blog.

      Responder
      1. Manuela Serpa

        Maravilha, Márcio.

        Eu percebi, só em ler alguns artigos que que você publicou, que esse blog é para você muito mais para ajuda ao outro do que para se fazer financeiramente por ele.

        Há muito tempo estou lendo sobre essa dieta Paleo e LowCarb, já vi muita coisa, mas o seu blog, pelas minhas pesquisas ,foi o que mais me identifiquei. É tanto que estou no meu trabalho vendo tudo que você passou, sua experiência, seu pensamento e divulgando sua história para pessoas como nós, que queremos uma mudança de vida, mas sem tanta nóia.

        Sem deixar de mencionar que seu retorno em menos de 24 horas fez também toda a diferença.

        Obrigada pela atenção e vou ver o livro eletrônico sim. E, também, tem exercícios do Q48 no Google, vou ver o que posso aproveitar deles.

        Um grande abraço e vou postar aqui, para incentivar outras pessoas, o meu emagrecimento.

        Hoje (21/06/2017), estou com 74.7Kg. Tenho 1,53. Daí você imagina como estou precisando.

        Até mais e fica com Deus!

        Responder
      2. Deborah

        Boa noite, Márcio.

        O código Emagrecer de Vez e o livro eletrônico são a mesma coisa?
        Pode me citar as diferenças, se existem?

        Obrigada,

        Déborah

        Responder
  13. dirley

    Todo final de semana eu costumava sair com meus amigos para comer lanche, quando fiz essa dieta tinha esse mesmo habito de pedir um x-tudo e tirava a parte do pão xD Todo mundo me olhava estranho.

    Responder

    1. Hehe… É isso aí, Dirley!
      É bom lembrar. Depois de um tempo vc vê que o que conta é o dia a dia. Mas no começo é importante não dar as escapadas da dieta.
      Abraço!

      Responder
  14. Jeani Oliveira

    Oi Boa noite tenho uma dúvida no caso no dia do lixo posso comer normal tipo arroz feijão ou não?

    Responder

    1. Olá Jeani!
      No dia do lixo dá pra comer sim… Depende muito da resposta de cada um. Mas a ideia de ir desacostumando e desapegando de grãos e cereais (principalmente farináceos) deve ler levada em conta.

      Responder
      1. Ana Paula

        Bom dia!! Eu N consigo tomar café da manhã, tem problema pular essa refeição???

        Responder
  15. Patricia S. Fazolato

    Oi Marcio , estou nos primeiros dias da Dieta, adoro fazer exercicios, apesar de nao estar podendo fazer no momento por estar com esporao, minha duvida é a seguinte tenho hipotiroidismo, metabolismo desacelerado, tem algum alimento que posso acrescentar na dieta pra melhor queima? Acha que essa dieta sera boa com metabolismo desacelerado? obrigada

    Responder
  16. Adriana Morais Pecorari

    Boa Tarde Márcio

    Adorei o blog, muito simples e explicativo, tenho 30 anos e 1,59, estava com 64 kilos em uma semana com a dieta lowcarb emagreci 2 kilos, alguns podem considerar pouco, mas para mim é muito satisfatório, pois tenho imensa dificuldade em emagrecer, o fato de ser vegetariana dificulta um pouco o processo, mas é possível sim, os 3 primeiro dias foram terríveis, senti muita fraqueza, enjoo e tontura, a parte do enjoo era o mais insuportável, segui algumas dicas como aumentar a gordura boa e sal, deu certo, hoje no oitavo dia não tenho mais tantos sintomas, só um pouco de sono a mais do comum, mas acho que ainda estou na adaptação, como vegetariana a base da minha alimentação era farinha branca, mas comia qts muito pequenas, todos achavam que ia morrer de fome, mas comia totalmente errado, hoje estou comendo muito mais, as pessoas no meu trabalho estão surpresas e mesmo assim o ponteiro da balança caiu, pretendo chegar aos 55 kilos (meta).
    Se tiver algumas dicas para vegetarianos, ficaria imensamente feliz

    Um abraço e Parabéns pelo Blog e pelos seus resultados

    Adriana Morais

    Responder

    1. Olá, Adriana!
      Obrigado por compartilhar conosco e parabéns pela mudança… Depois da adaptação a gente fica muito bem mesmo!
      Vegetarianos podem seguir tranquilamente! Abusar das verduras, dos ovos, derivados gordos (integrais) do leite, castanhas…. esses são os ponto mais importantes!
      Um abraço!

      Responder

  17. o que é bacon artesanal? estou tomando chás de hibisco, cavalinha, douradinha e gengibre ou tô com a dieta tem algum problema?

    Responder

    1. Olá Ingridy! Bacon artesanal é sem presença de aditivos químicos e industrializados… É a carne (panceta de porco), temperos e defumação (fumaça) apenas. Quanto aos chás, sem problemas, desde que não adoce.

      Responder
  18. Mariana Oliveira

    Bom dia
    No caso do seu cardapio vc faz 4 refeições cafe da manha, almoço , lanche e jantar, ai no caso se
    não sentir fome em determinado horario basta pular refeição? tem alguma refeição que vc aconselhe que nao seja pulada? Obrigada.

    Responder

    1. Olá Mariana!
      Eu me desprendo de refeições e horários. Geralmente acabo fazendo apenas 2: almoço e jantar. Quanto faço Jejum Intermitente, mudo um pouco. Se acordo com fome (raramente, pois em low carb é assim mesmo, rs), faço um café da manhã bem simples e saciante (com ovos mexidos, omeletes, ou coisa parecida). Nunca tenho fome nem vontade de fazer lanches… isso é normal e um dos objetivos de low carb. É isso aí!

      Responder
  19. Fernanda

    Olá,. fiquei com duvida no café da manhã com os pãezinhos, você come 1 sanduíche ou mais?
    Obrigada

    Responder
  20. Mariângela Barbosa do Nascimento

    Boa Tarde Marcio. Adorei seu blog. Há 21 dias comecei a dieta low carb e estou satisfeita pois já perdi 3 kg, mas tenho uma dúvida. Sempre tive o hábito de tomar leite, gosto muito de leite e meu café da manhã sempre foi resumido em uma caneca de leite, pelo menos no café e antes de dormir, lendo artigos sobre a dieta low carb alguns deles condenam o consumo do leite mesmo que desnatado. Qual sua opinião quanto a isso? Devo cortar o leite?

    Responder

    1. Obrigado, Mariângela!
      Se gostar muito de leite, não vejo muito problema, desde que nunca use leite desnatado ou semi-desnatado… Em low carb, não temos medo de gordura natural. Ao contrário… a manteiga do leite (a nata) é a parte que mais nos agrada do leite… Portanto, não abuse. Eu beberia um copo pequeno de leite integral e contabilizaria os carboidratos dele no meu dia. Dieta não é pra sofrer. 😀

      Responder
      1. Mariângela Barbosa do Nascimento

        Muito obrigada pela sua atenção, não abusando dela tenho mais uma dúvida. Vc fala no blog sobre não beber nenhum tipo de refrigerante, e o H2O Limoneto qual sua opinião? Ele não tem nada de carboidrato e nem açúcar! Obg desde já!

        Responder

        1. Olá Mariângela! Não é o ideal, mas como low carb é válido sim.
          Vai emagrecer, mas procure usar pouco e ir reduzindo a frequência para dar chance ao seu paladar se desacostumar com o doce.
          Já tentou uma água com gás com gelo e limão? É até mais refrescante, rs.

          Responder

  21. em primeiro lugar, obrigada por facilitar….. tenho lido mas na região que moro é difícil certos alimentos que tenho visto nas outras dietas….adorei poder comer cenoura e um dia de lixo….dúvida: leite nem pensar?? a mo café com leite…..

    Responder

    1. Olá Sandra!
      Poder comer ou beber não seriam termos muito adequados. Você pode comer qualquer coisa que não seja baseado em carboidratos densos, desde que contabilize os gramas de carboidratos da porção e se mantenha em um limite de carboidratos diários. Até o leite, se for integral (e não desnatado), pode ser consumido com moderação, se for dentro de um bom planejamento de consumo de carbos.

      Responder
  22. Daniele Dias

    Boa noite,
    em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelo blog e pela qualidade dos posts tão bem explicados!
    Tive uma dúvida… eu funciono melhor com a rotina na dieta tipo a semana toda comendo as mesmas refeições no café, almoço e jantar… sendo assim eu poderia escolher um dos dias propostos o cardápio e replica-lo durante toda os primeiros 07 dias?

    Desde já agradeço a atenção!

    Responder

    1. Oi Daniele! O melhor seria entender o estilo de vida e variar bastante o cardápio, aproveitando as diferentes qualidades nutricionais de cada alimento. Repetir os mesmos pratos por alguns dias é até interessante para perder algum peso, mas o próprio corpo vai pedir nutrientes que você encontrará em outros alimentos e a tendência será você abandonar o estilo de vida, por achá-lo enjoativo. Variação é importante.
      Abraço!

      Responder
  23. Adriana aparecida de Oliveira

    Oi boa noite, eu gostaria de saber se posso fazer receitas de pães e tortas que não usa carb.

    Responder

    1. Olá Adriana! Pode sim… há muitas receitas low carb neste sentido. Geralmente essas massas usam farinhas de castanhas, ovos, couve-flor ralada, cream-chease, queijos ou outros ingredientes de baixo carboidrato como base.

      Responder

  24. Primeiro parabéns !!! e eu adorei os cardápios estou tentando entrar nesta dieta e minha dificuldade sempre é o cardápio . o que comer ? enfim muito bom pois com as fotos e receitas tive mais noção das comidas permitidas .obrigada

    Responder
  25. weber

    funciona mesmo e estou comemorando 10kg em 2 mêses… no meu caso carboidrato só na cerveja… que não parei de apreciar aos fins de semana….sofri na adaptação a comer queijo, bacon e ovos, mas com a variação dos cardápios tudo fica mais fácil e gostoso…
    minhas taxas de de triglicérides, colesterol e ácido úrico que estavam acima de 380 hoje caram pela metade.´.. sem medicação.

    Responder
    1. Evelyn Lima de Oliveira

      Quero aderir a Low carb em minha vida pois estou 15kg acima do meu peso, mas o meu problema é a cerveja aos finais de semana, bebo bastante, como lidar com isso ? Pois tento tomar uma lata mas tomo uma e quero outra e outra e outra rsrs…

      Responder
  26. Daniele

    Estou seguindo a dieta low carb, em dois meses emagreci 12 quilos. Utilizo o creme de leite Itambé zero lactose pois ele NÃO tem carboidrato. Fica a dica!

    Responder
  27. Cíntia

    Olá queria dicas de líquidos além da água com gaz e limão , o que mais posso tomar?
    Eu sempre tomei leite desnatado com achocolatado diet, de manhã a noite.

    Responder

    1. Bom dia, Cíntia. O problema não é o que vc tomar ocasionalmente. Leite desnatado com achocolatado – diariamente – vejo como opção bem ruim. Cafés e chás (quentes ou gelados) são opções boas. Iogurte natural integral não é ruim. Se gosta muito de leite, uma chícara de leite integral (nunca desnatado) não costuma comprometer.

      Responder

        1. Dá pra usar cacau em pó. Puro! Faça testes por um tempo, veja o progresso… e sempre controle a quantidade diária de carboidratos.

          Responder
  28. Maria Aparecida

    Bom dia, gostaria de começar esta dieta, mas tomo um remédio para enxaqueca diariamente(topiramato) será que posso começar??

    Responder

    1. Olá Maria Aparecida!
      Situações assim, o ideal é sempre ter o parecer do seu médico de confiança. Se não tiver, sugiro que procure um médico que aplique low carb. Há várias opções.
      Abraço!

      Responder
  29. FERNANDA

    Olá, me chamo Fernanda, tenho 28 anos, 1,70m e estou com 77k. Minha meta é perder 10 quilos aproximadamente. Sei que cada caso é um caso, mas gostaria de saber em quanto tempo aproximadamente eu conseguiria perder esses 10 quilinhos.
    Outra coisa, iniciei a dieta low carb há 2 dias, mas tenho o tempo muito reduzido para preparar meus alimentos, acabo comendo na rua, e a falta de grana para comprar alimentos saudáveis é grande… rs, além disso, sou o tipo de pessoa que sente muita fome (não é vontade de comer não, é fome da barriga roncar). Meu café da manha é as 6h(omelete) e meu almoço as 14h(proteína, saladas e legumes), nesse intervalo, fico uma fome absurda, e como 10 azeitonas verdes ou queijo mussarela, porém, não mata minha fome, rs, mas não sei o que posso comer dentro desse estilo de vida algo que seja prático e em conta. O meu maior problema nessa dieta tem sido esse, os lanchinhos. Eu acho que esse mix que vc falou no post, também não mataria minha fome até as 14h que é a hora do meu almoço, pois já experimentei em outras épocas. Gostaria que me orientasse nesse caso.

    Responder

    1. Olá Fernanda… demorei um pouco a responder, mas acredito que você já tenha perdido mais uns 2 kg de lá pra cá e já tenha chegado na sua resposta, rsrs.
      Não é muito tempo não… se priorizar alimentos naturais com baixo carboidrato.. No seu caso, possível que perca de 1 a 2 kg por semana, já que vc está com peso muito próximo do considerado ideal. Se fosse obesa, por exemplo, seria bem mais quilos perdidos rapidamente.
      Na rua dá pra fazer muito bem! Escolher bem restaurantes e os itens dos buffets… comida por quilo costuma ficar bem em conta, ao menos aqui na minha cidade. E pode comer saladas, ovos e carnes sem culpa, por exemplo.
      Como só tem 2 dias, vc ainda tem essa fome… com mais uns dias focada, isso vai deixar de ser um problema… Pode testar pra vc ver.
      Acho q é isso. Sucesso p vc.

      Responder
  30. cleide A. M. Mafioleti

    Olá boa tarde
    Me chamo Cleide gostei do seu blog, não sou “gorda” mas gostaria de eliminar uns quilinhos que me incomodam.
    Tenho duas dúvidas, posso fazer atividades físicas (academia ) fazendo a dieta? Eu moro em Minas Gerais cidade da cachaça e cerveja tenho muitos amigos e gostamos de tomar cerveja aos finais de semana. Isso pode atrapalhar a dieta ? Posso consumir no final de semana ?
    Obrigado aguardo resposta

    Responder

    1. Olá Cleide!
      Se vc fosse bem acima do peso, como eu já fui há alguns anos, eu te diria que dificilmente vai te impedir de perder peso. Tem q fazer testes. Perdi muito peso tomando cervejas nos finais de semana… mas depois de um patamar, vai ficando mais difícil… talvez tenha que ajudar com jejum intermitente.

      A outra dúvida, sobre atividade física: pode sim! Sem problemas… Mas se não gosta ou não faz, não precisa se preocupar. Sempre sugiro começar atividades no ápice da motivação da perda de peso.
      Se for praticar, sugiro que busque programas hiit, com este (Clique AQUI).
      Abraço! Sucesso p vc!

      Responder
  31. Simony

    Olá, observei o seu cardápio é percebi a ausência de frutas. E pelo que li essa dieta permite algumas frutas como: melão, abacate, coco, morango e pêssego. E a lie carb permite uma redução de carboidratos, mas no seu cardápio percebi que você excluiu, se estou enganada favor me esclareça. Obrigada.

    Responder

    1. Olá Simony!
      Sim… optei por tirar das refeições “principais”, mas deixei como sugestão as frutas para eventuais lanches intermediários, se der fome. Frutas com pouco açúcar, como as berries vermelhas, abacate, coco, são sempre muito boas opções… É que não dá pra ter muita variação em apenas 7 dias. Preferi focar nas verduras que, de certa forma, possuem nutrientes e benefícios semelhantes às frutas, mas com a vantagem dos baixíssimos níveis de carboidratos.
      Obrigado por contribuir com seu comentário!
      Até breve!

      Responder
  32. kátia

    Bom dia Márcio!!!
    Estou pesquisando essa dieta e percebi que pessoas sentem fraquezas e por esse motivo tenho medo de iniciar, pois faço musculação de Muay Thai.
    Tenho uma duvida, eu almoço 12:00 e tomo 300 ml de suco de laranja ou de limão tds os dias. está errado?

    Parabéns por essa ajuda.

    Att

    Kátia

    Responder

    1. Olá Kátia!
      Sucos das frutas não são boas opções low carb, ok?
      Sobre o treino, varia muito de pessoa pra pessoa… Pode sim perceber rendimento mais baixo nos treinos, no início da adaptação… Mas a tendência depois da adaptação ao low carb é melhorar muito!

      Responder
  33. kátia

    Só deixando claro o suco tomo somente em torno das 15:30 a 16:00 da tarde.

    Kátia

    Responder
  34. Francisca Lopes

    oi Márcio.
    Meu nome é Francisca Lopes, estou fazendo a dieta do low carb mas sem a praticar exercícios físicos por causa de uma condição na minha perna. tenho 35 anos e estou muito acima do peso. estou com 1.70 de altura e 115 kg. conseguirei perder peso ser praticar exercícios?

    Responder

    1. Olá Francisca!
      Sim! Conseguirá perder peso sem exercícios sim! E muito! A dieta é muito mais importante para os resultados. Vejo os exercícios apenas como “a cereja do bolo”.
      Sucesso pra você!

      Responder
  35. Valéria Neves

    Boa tarde!
    Márcio,
    Esta dieta é por tempo indeterminado? O organismo não sente falta de nenhum tipo de carboidrato? E frutas, não come nenhuma?

    Responder

    1. Olá Valéria!
      Pode sim assumir low carb como um estilo de vida. Porém, sem problemas em incluir carboidratos naturais depois que atingir a meta de redução de peso. Isso dará mais flexibilidade ainda ao dia a dia. Frutas e raízes, por exemplo.

      Responder
  36. Leila Claudia dos santos

    Olá! Comecei a dieta low carb, gostaria de saber, qual a quantidade exata que posso beber umas cervejinha no final de semana?

    Responder

    1. Olá Marcela!
      Sim! Dá pra adaptar uma dieta com baixo carboidratos boa pra crianças e adolescentes. O Mais importante é uma alimentação livre de industrializados, anti-nutrientes e bebidas doces.
      Tenho certeza que terá ótimos resultados.

      Responder
  37. Alxiliadora

    Olá Márcio boa noite!meu nome e Alxiliadora tenho 1,58 estou atualmente com 80 kilos. Vou começar esse novo estilo de vida. Venho pesquisando bastante achei sua explicação ótima.sem falar que não tem coisa absurdas de caras. No periodo da manhã não sinto fome mais a tarde e a pior hora. Sinto vontade de comer o tempo todo. Também não posso passar nervoso que quero comer tudo que vejo pela frente.

    Responder

    1. Legal, Alxiliadora!
      Bem vinda ao time! Com certeza, um dos princípios da low carb é nunca passar fome! E com os alimentos corretos, isso será tranquilo pra você!
      Sucesso p vc!

      Responder


    1. Olá Renata.
      Pode incluir tomando cuidado com a sua meta diária de carboidratos. Usar o leite mais integral – com gordura (nata) – possível.

      Responder
  38. Val santos

    Não tinha ideia do que era low carb vi em um grupo de emagrecimento e resolvi pesquisar e tive o prazer de vê sua publicação muito esclarecedora e simples, parabéns pela iniciativa de dividir sua experiência vou tentar fazer e volto pra contar minha experiência.

    Responder

    1. Que legal, Val!
      Um pouco de persistência nas semanas iniciais é a chave.
      Sucesso na sua jornada! Compartilhe seus resultados aqui depois!

      Responder

    1. Olá Luís!
      Eu congelo quando faço… Nunca tive problema… Não demoro pra congelar e embalo com plástico filme antes. Se é 100% seguro congelar eu já não sei dizer com certeza.

      Responder
  39. Luzia

    Oi o que vc me diz de incluir na dieta sucos detox tipo de melao melancia maça com limao e gengibre ?? Sem falar das tapiocas crepiocas ?mas adorei seu blog me deu um animo abracos

    Responder

    1. Olá Luzia!
      A abordagem Detox é outra, baseada em funcionar melhor o corpo. Os sucos das frutas, salvo raras exceções, não são low carb. Penso que deve seguir a estratégia que se adaptar melhor e der mais resultado pra você.
      Obrigado pela opinião sobre o blog! 😀

      Responder
  40. Luciana

    ola marcio,
    comecei fazem tres dias a dieta tenho algumas duvidas posso substituir o jantar com proteinas e legumes por tapioca ou wrap fit? outra posso consumir bolacha agua e sal?

    Responder
  41. Regina

    Boa noite!!
    Meu nome é Regina tenho 59 anos 83 Kg e 1.52 e em agosto de 2012 fiz uma dieta low carb pela internet chamada Metabolikey, Em 5 meses eliminei 20 Kg mas em janeiro de 2015 tive um problema nos 2 joelhos e devido aos remédios com corticoides e passar 1 mês sem sair de casa, voltou a compulsão novamente.
    Nesta dieta tinha fases de low carb e fase repouso alternadas, laticínios e frutas só fase repouso.
    Você fala em alimentos industrializados não serem permitidos mas será que de vez em quando pode comer palmito?
    E como dosar cenoura e beterraba nos cardápios.
    Gostei do seu blog que fala sem complicar as coisas , quero fazer e voltar aqui pra compartilhar minha experiência com vocês
    Fica com DEUS e força para nós nessa luta.
    Abraços Regina

    Responder

    1. Olá Regina!
      Medicamentos interferem bastante, né. Eu uso muito palmito! É ótimo… Quando falo em industrializados, digo estes cheios de aditivos químicos, açúcares, realçadores de sabor… etc. Palmito é comida de verdade. Cenoura e Beterraba também. Nestas 2 últimas, apenas não exagere no início da dieta. Sempre coloco um pouco de cenoura e beterraba cruas raladas misturando com o restante da salada… regando tudo com azeite. É muito bom, rs.
      Sucesso, Regina! Saúde!

      Responder
  42. Miriam benite reinozo

    Bom dia,Marcio,ainda não li tudooooo que quero saber e que vc escreveu, rs tenho 65 anos e estou acima do meu peso uns 10k
    Vou começar,uma dúvida, gosto muito do yogurte grego tomo toda noiteo Light vi que posso mudar para o normal,duvida,posso continuar a tomar meu yogurte?
    Seguirei sua dieta,obrigada por ajudar (o que não consigo e montar um cardápio,rs) esse com ctza será meu cardápio preferido até aprender mais.
    Esqueci,faço pilates 2x por semana

    Responder

    1. Olá Miriam!
      Eu manteria o iogurte, só buscando uma versão integral e com menos açúcar possível. Um pote só vai ter pouco carboidrato. Parabéns por estar tão atenta à saúde!

      Responder
  43. Alessandra cardoso

    Olá me chamo Alessandra Cardoso e estou amando essa nova fase da minha vida. comecei a fazer a dieta low carb a dia 16/9/2017. hoje dia 21 perdi 5.300 kl. e nao voltei a ganhar eu durante anos percorri tudo que foi dietas e ginásios etc.. e sempre perdia peso mais voltava a ganhar.agora estou radiante pesava 91.7 kl ate hoje estou com 86 kl e so na 1 semana e ganhei massa magra nao perdi . e diminui a gordura corporal em 8.5 % estou radiante me adaptei mt bem n passo fome como mt bem .bebo mt mt agua estou mt feliz .

    Responder

    1. Olá Alessandra!
      Como é bom ler um comentário como o seu! Ele pode motivar muita gente! Parabéns pelo seu resultado expressivo já na primeira semana! Tenha em mente que o ritmo de perda vai reduzir um pouco, pois se perde muita retenção de água também na primeira semana. Mas tenho certeza que está fazendo tudo certo.
      Obrigado por compartilhar aqui!

      Responder

    2. Boa tarde Márcio , me tira uma dúvida: tenho colesterol e tds seus primos. Como fica esta dieta com ovos etc e sou pré diabética tbm. Tenho facilidade pra fazer jejum intermitente de 14 hrs. Costumo fazer a última refeição às 18 hrs, este foi o melhor hrrio que eu achei e adaptei. Obgda Mariângela

      Responder

      1. Olá Mariângela!
        Ovos são saudáveis sempre. Não deixe de consultar ter acompanhamento médico. Sugiro sempre os médicos que já estão antenados para este mundo low carb + jejum intermitente. Hoje em dia já são muitos, felizmente.
        Abraço!

        Responder
  44. Rochelr

    Ola vc perdeu quantos kilos com a dieta low carb?e em quanto tempo? Adorri o cardapio!um Abraço

    Responder

    1. Olá Rochele!
      Dependendo do seu peso atual, e se fizer tudo direitinho na low carb, comprovadamente não há estratégia mais eficiente para a grande maioria das pessoas.

      Responder
  45. Andréia Pessoa

    Olá me chamo Andreia e sofro com a obesidade. Eu sempre estive de dieta mas as vezes caia e engordava novamente. Já fiz a dukan e perdi em 2 meses 15 kilos mas não consigo mais fazer, pois recuperei os 15 kilos novamente depois de 3 anos.
    Tenho 39 anos e estou com 70 kilos e minha altura é 1,59 . Iniciei a low carb mas percebi n não saia do canto pq minha alimentação ja era bem restrita e acho q meu corpo esta acostumado. Mas tb percebi que estava comendo algumas frutas q n entram na dieta. Se eu seguir esse cardápio vc acha q eu consigo aliando o jejum? Me ajude por favor!!! Abraço,

    Responder

    1. Olá Andréia!
      Acredito que consegue sim! Manter-se firme nas primeiras 2 semanas é fundamental. Eu não me preocuparia tanto com o jejum intermitente no início. Deixe que ele seja algo natural. A ideia é escolher bem os alimentos (não deve passar fome).

      Responder
  46. Roseli

    Olá ,obrigada pelas dicas, gostaria de saber se nessa dieta é permitido cacau ?
    Grata.

    Responder

    1. Olá Roseli!
      Cacau em pó dá pra usar sim. Uma colher de sopa tem menos de 3g de carboidratos. Inclusive Chocolate acima de 70% costuma ser muito usado como sobremesa pelos adeptos de low carb

      Responder
  47. Raquel

    Oi Marcio!! Estou amando ler o seu blogue e estou aderindo a dieta Low carb, mas tenho uma dúvida!!!
    Costumo tomar suco detox no café da manhã ( limão, pepino, maca e genbribre) tudo batido….
    Tem algum problema?

    Responder

    1. Olá Raquel!
      Obrigado por acompanhar (e gostar) do blog… Cuidado com essa maçã, ok? Uma maçã costuma gerar, sozinha, 15g de carboidratos… ainda mais o suco, que não possui a qualidade de fibras da maçã inteira. Se estiver usando uma maçã apenas e contabilizando direitinho os carboidratos, dá pra tentar conciliar com uma estratégia low carb. Faça testes… se estiver se sentindo bem e perdendo peso, continue.

      Responder
  48. Michelle

    Bom dia
    uma duvida, nessa dieta eu não posso comer frutas?? Tipo laranja, banana e etc…????

    Responder

    1. Olá Michele! Estas frutas que você citou podem atrasar um pouco seu progresso. Recomendo que deixe para comê-las quando estiver próxima de seu peso alvo.
      Prefira abacate, coco, frutas vermelhas (morango, amora, acerola, etc). Sempre pesquise a quantidade de açúcar de cada uma delas.

      Responder
  49. Mycaella

    Olá me chamo Mycaella tenho 1,74 de altura da última vez que me pesei eu estava com 81 kg eu quero pesar 61 é uma prova de fogo eu gostaria de perder peso alto porem nao consigo fazer atividade física por muito tempo porque eu canso muito , a minha nutricionista passou uma dieta mais eu nao vi muito resultado vou tentar a dieta low carb seguir o cardápio do site espero que os resultados venham logo o unico problema é que fico muito ociosa e por causa disso sinto muita fome procuro comer alguma fruta mais mesmo assim ainda fico com fome enfim espero que a dieta der certo e me dêem resultados rapidos pois so irei ficar mais motivada se eu ver alguma mudança abraços!

    Responder

    1. Olá Mycaella!
      No seu caso, que já tem boa relação peso-altura, geralmente se perde peso mais lentamente mesmo. O que geralmente dá mais resultado é Jejum Intermitente + Low carb + HIIT. Aí vc chega onde quiser bem rápido, rs. Já viu este programa HIIT pra mulheres?

      Responder
  50. Fernanda Aquino

    Boa noite! me chamo Fernanda e gostaria primeiramente de parabenizar você pela força de vontade,e por ter conquistado os seus objetivos em relação ao peso.. Achei super interessante sobre esse método, tenho interesse em iniciar,porém o meu problema é na parte abdominal. Tenho uma dificuldade imensa em eliminar essa gordura indesejada; gostaria de saber se através dessa dieta será que é possível eu conquistar essa minha meta?

    Responder

    1. Olá Fernanda! Com certeza, com low carb a gordura visceral (que acaba aumentando o volume da parte abdominal) costuma ser eliminada bem rapidamente.
      Obrigado pelo comentário!

      Responder

  51. Olá Márcio tudo bem, estou bem animada p começar a dieta, gostaria de umas dicas, já tentei de tudo mas sou louca por doces e sempre acabo caindo em tentação, fico uns meses sem chocolate mas depois volto com tudo ,tenho hipotiroidismo e prático exercícios 5 dias por semana, bebo pouca água , não bebo álcool e nao tomo refrigerantes , sera que consigo? Tenho 37 anos 1, 54 e 70 kg, foi uma amiga que me indicou a dieta e p ela os resultados estão sendo otimos
    Obrigada e aguardo seu retorno

    Responder

    1. Olá Ana Paula!
      Consegue sim! Mantenha-se firme nas primeiras 2 semanas e veja só como a compulsão por doces vai diminuindo. Acontece com a grande maioria. Até o seu paladar irá tolerando cada vez menos os alimentos muito doces.
      Sucesso e que você atinja seus objetivos.

      Responder
  52. JOCELIA

    Olá, posso praticar corridas e fazer musculação sem sentir fraqueza? tenho medo de cair na rua =))

    Responder

    1. Olá Jocelia!

      Se você é saudável e não está em tratamento de diabetes ou algo relacionado à síndrome metabólica, seu corpo usará gordura como combustível. Não deve se preocupar com isso.
      Consulte sempre seu médico para fazer atividades físicas, ok?
      Abraço!

      Responder
  53. ERICA NERES

    olá Marcio,

    Me chamo Érica e tenho 40 anos, inicie a 20 dias a low carb, já eliminei 5 kgs, estou gostando muito da dieta, gostaria de saber se tem problema comer gelatina zero, chocolate 70%, digo isso porque no inicio é o que mais estou sentindo falta.

    obrigada!

    Responder

    1. Olá Erica!
      Parabéns pelo seu resultado!
      Dá pra encaixar estas sobremesas sim! Contabilize direitinho os carboidratos e não exagere no adoçante. 😀

      Responder
  54. Rafaelli Farias Thomas

    Olá eu posso associar meu suplementos diários com a dieta low card…L- carnitina pré treino e whey protein pós treino

    Responder
  55. JACIMAR

    Oi MARCIO
    Fiz a low carb no começo do ano perdi 10kg, ,pena que me desmotivei e acabei engordando tudo novamente, meu maior problema são as besteiras e cervejinhas dos finais de semana, mais estou voltando hj com força total e seu blog me ajudou muito para me animar ainda mais.

    Responder
  56. Pamela Gonçalves Borges

    Ola marcio, sou lactente, minha bebê tem 7 meses, gostaria de saber se eu posso seguir a dieta?

    Responder

    1. Olá Pamela,
      Minha esposa se deu muito bem com alimentação livre de industrializados durante a amamentação. Só de fazer isso você naturalmente eliminará os “maus” carboidratos

      Responder
  57. Helio Pereira

    Se gosta mesmo de pizza vou indicar a melhor pizza que já comi:
    Ingredientes:
    Um couve flor, um ovo e 50 g de queijo ralado.
    Preparo:
    Rale o couve flor com a parte mais grossa do ralo, misture o ovo e o queijo ralado. Espalhe numa forma de pizza eleve ao forno por uns 15 minutos ou até perceber que a massa está firme. Esta é a base da pizza.
    Final:
    coloque sobre a massa a cobertura do seu gosto (eu coloquei muzzarela, tomate, orégano e azeitonas). Você pode escolher a sua. Mais 10 minutos no forno ou até a cobertura derreter. Não tem porque comer pizza carbohidratada.

    Responder
  58. Gislaine

    Nessa dieta não pode se consumir arroz e nem feijão?
    Tem muito acima do peso ,e tenho muita dores bas Costas e articulações ,sei que é pelo excesso de peso não exagero nas refeições mais não consigo perder se quer uma grama, faço somente 4 refeição por dia , me ajuda por favor

    Responder

    1. Olá Gislaine!
      Então, na verdade arroz e feijão não fazem parte de uma estratégia low carb para perda de peso. Se você cortar esses carboidratos densos, terá menos fome e a perda de peso ficaria bem mais fácil. Em low carb, por exemplo, eu faço no máximo duas boas refeições por dia.
      Sucesso p vc!

      Responder
  59. Jaquelina

    Olá Márcio. Me chamo jaquelina. Tenho 1.72 de altura 118 kilos em setembro de 2016 fiz uma cirurgia de retirada do bócio de tireoide nesta época pesava 86 kls com um ano 32 kls amais tem haver com a cirurgia que fiz pois tomo reposição de hormônios perante t4 de 175 mgrs gostaria de saber se posso fazer esta dieta pois estou com problemas de saúde aguardo sua resposta muito obrigado.

    Responder

    1. Olá Jaquelina! Alimentação natural não têm contraindicação. Porém, como você já possui um diagnóstico e tratamento, é importante que seja acompanhada por um médico que aplique low carb. Creio que você terá resultados excelentes. Abraço!

      Responder
  60. Zelina Farias Lima

    Boa noite
    gostaria de saber se a pessoa tem colesterol alto pode fazer essa dieta?
    agradeço.

    Responder

    1. Olá Zelina!
      Sim! Alimentação natural e low carb ajuda muito! Acompanhe com um médico que aplique low carb e que saiba avaliar da maneira atual e científica. Por exemplo, a relação entre o HDL (valores maiores são melhores) e o triglicérides (valores mais baixos são melhores) é mais importante que o colesterol total. Se seu médico não for por este lado, é por que ele segue a “escola antiga”. Low carb abaixa os triglicerídeos e tende a aumentar o HDL, melhorando seu perfil lipídico. Vale a pena investigar e ir por este lado Zelina! Isso foi muito importante para que eu tivesse segurança, na época que fiz.
      Abraço!

      Responder
  61. Carmen Lucia Stark Ehlert

    Olá Márcio, tudo bem? Gosto muito das coisas que colocas no teu blog… Comecei a fazer essa nova alimentação, estou enfrentando uma fase difícil… não gosto de carne, procurei variar bastante… frango, rês, porco, peixes… diversas formas de preparo…. grelhadas, assadas, etc… Hoje, por exemplo, não consegui comer nada de proteína, sinto náuseas… Até os legumes e verduras fazem ficar com náuseas… Tomo água gelada, com limão… Hoje a noite, o jantar foi um punhado de castanhas…. É normal? Estou há duas semanas com essa nova alimentação… estou com minha insulina alta, não tenho colesterol, nem triglicerídeos… Tenho 53 anos. Obrigada

    Responder

    1. Olá Carmen Lucia!
      Você está na fase de adaptação. Isso pode ocorrer sim. Não há problema em pular refeições. É o Jejum Intermitente querendo se implantar no seu dia a dia, rs.
      Importante variações nos vegetais. Use ovos, carnes com preparos diferentes. Insulina alta não é muito esperado em low carb. Interessante acompanhamento de um profissional que aplique low carb, nesse caso.
      Abraço e que dê tudo certo!

      Responder
  62. Mariana

    Estou começando a dieta líquida carbono adorei suas sugestões.
    Peso 90kg e 1;67 de altura tenho 31 anos.
    E não me sinto feliz com meu corpo.
    Além de não achar roupas e tudo difícil.
    Não tomo refrigerantes.
    Mas adoro suco de frutas e doces. Mas já não estou mais bebendo sucos apenas água sem gás.
    Estou fazendo 30 min de caminhada por dia.
    Espero que eu consiga emagrecer .
    Preciso muito levantar minha auto estima.
    E com dois filhos é difícil resistir às tentações e festas infantis.
    O que fiz no aniversário que fui . Foi pegar coxinha e esfiha e comer apenas o recheio tá certo?era a opção que eu tinha lá. Mas não resisti a um brigadeiro.
    Também amo palmito posso comer a vontade?
    E queijo mussarela em palito?
    Obrigado pela ajuda.

    Responder

    1. Olá Mariana!
      Primeiramente, parabéns pela decisão! Logo irá perceber que uma festinha infantil esporádica não te causará problemas. No outro dia, a sua alimentação volta ao normal. O que realmente importa é o dia a dia… É fazer as coisas certas por 80 ou 90% do seu tempo, ok?
      Vamos às dúvidas: Os recheios são opções viáveis sim. Já fiz isso em um festival de pizza uma vez, kkk. Hoje eu como a pizza toda e no outro dia, low carb volta ao normal.
      Palmito e queijo muçarela são boas opções também! 😉

      Responder

  63. Olá , amei seu blog ,estava bastante interessada na low carb e queria começar e com sua postagem achei mais prático ainda , tenho uma dúvida ,o jejum intermitente pode ser feito todos os dias por exemplo 16 horas em jejum, ai no caso janto e depois so almoço ou o melhor é so algumas vezes na semana ou intercalado? E também gostaria de saber se sinto muita fraqueza no início da dieta ? Se sim atrapalharia nos exercícios da academia ?

    Responder

    1. Olá Eliene!
      Vamos lá… Eu faço apenas duas refeições por dia quando decido fazer séries de jejum intermitente. O mais importante é que sejam refeições fortes, com alta densidade nutricional. Fraqueza no início acontece com algumas pessoas sim, durante a lipo-adaptação. Isso até seu corpo se “otimizar” para a queima de gordura. Pode te dar um desânimo para atividades físicas no início. Comigo, depois dessa fase inicial, fiquei bem mais (muito mesmo) disposto a fazer atividades físicas.

      Responder
  64. Patrícia

    Boa noite!!! Vou começar a dieta , como muitas
    Frutas, gostaria de saber quais as frutas que não deve ser incluídas no cardápio nos primeiros 10
    Dias ?

    Responder

    1. Olá Patrícia!
      Inclua, principalmente até perder o peso, apenas frutas com menor quantidade de açúcar (abacate, maracujá, coco, frutas vermelhas – amora, berries, morangos, mirtilos, etc).

      Responder
  65. Ester

    Bom dia! Gostei demais do seu blog, muito bem explicado, eu comecei essa semana, meu irmão fez e emagreceu muito. Espero conseguir também. Um abraço!

    Responder
  66. Cintia

    Marcio

    Qual o horário vc faz o jejum?
    E quais os horários faz as refeições?
    Preciso eliminar 5 kg e queria muito fazê-lo,tenho lido bastante a respeito e gostei muito do seu blog.!

    Abs,Cíntia

    Responder

    1. Oi Cintia!
      Costumo fazer, em geral, duas boas refeições por dia. Uma delas às 13:00 e outra às 23:00h. Não é preciso se prender a horários, ok? Depois de adaptar o corpo à queima de gordura, tudo fica muito mais tranquilo, já que não há fome.
      E obrigado! 😀

      Responder
  67. Edson

    Ando meio cético para a minha perda de peso. 🙁
    Acho que só um milagre mesmo.
    No entanto, depois de ler seu blog, resolvi tentar mais uma vez.
    Começarei dia 13.11.2017, com 116,5k e 1,72m.
    Com 30 dias volto pra dizer o resultado.

    Responder

    1. Olá Edson!
      Tenho certeza que conseguirá excelentes resultados! Faço questão de receber seu relato daqui 30 dias, 🙂
      Abraço e sucesso!

      Responder
  68. Anderson

    Ola Marcio!
    Parabéns pelo blog. Esta muito bem explicado e é inspirador seu relato.

    Pergunto:
    1) Posso tomar suco verde no café da manhã junto com a omelete por exemplo?
    2) Em alguns blogs sugerem alimentos como batata doce, mandioca e outras razies excetuando a batata inglesa na dieta low cab, mas em pequenas quantidades. Você acha que é possível agrega-los a receita?
    3) Faço academia na hora do almoço e teoricamente preciso comer algo antes de treinar. O que você sugere?
    4) Em que momento você como as frutas permitidas?

    Obrigado!

    Responder

    1. Olá Anderson! Muito obrigado!
      Pode tomar o suco, sem adoçar. As raízes e as frutas doces são mais complicadas de adicionar no início. Eu deixaria pra depois da perda inicial de peso. Pelo menos um mês com uma low carb mais rígida um pouco.
      Se seu corpo estiver lipo-adaptado, não é preciso comer para treinar.
      Abraço!

      Responder
  69. erica souza neres

    olá Marcio bom dia!

    Marcio, parabéns pelo blog, tem me ajudado bastante, estou perto do 60 dias de low carb, e me sinto bem, já perdi 14 kgs, a unica coisa que tem me incomodado são caimbrãs, tenho tido quase toda noite mesmo aumentando o consumo de sal e aguá, vc acha que é viavel acrescentar 1 banana diariamente para tentar sanar este problema?

    obrigada.

    Érica

    Responder
  70. Agna

    Adorei as dicas!
    Estou testando a low carb combinada c o jejum intermitente nesse começo para perder uns kg. Espero q funcione para mim tb. Obrigada pelas dicas. Foi essencial para entender melhor o low carb. Abraço

    Responder
  71. Nábia

    Professor Márcio
    Nossa,amei o seu artigo sobre a Low Carb! Recentemente,iniciei uma Low Carb, porém ainda tinha muitas dúvidas. Já havia lido e pesquisado vários artigos sobre o assunto, achei até bom,mas nenhum dos que li foram tããão esclarecedor para mim, quanto o seu, incluindo essas sugestões básicas de cardápio. Muito obrigado por esse artigo! Parabéns por essa página! Que ajude mais e mais pessoas, assim como está me ajudando.

    Responder
  72. Joelma Monteiro

    Amei o seu artigo sobre a Low Carb! Iniciei uma dieta Low Carb, porém ainda tinha muitas dúvidas, mas esse artigo me ajudou muito.

    Responder
  73. Tais

    Adorei seu Blog Márcio.

    Dicas muito interessantes.

    Fiquei com apenas uma dúvida.

    A Low carb pode ser combinada com exercícios físicos? Não prejudica um pouco pela falta de ingestão de carboidratos?

    Obrigada, Tais.

    Responder

    1. Olá Taís. Pode sim! A maioria das pessoas tem alguma redução no desempenho dos treinos até a adaptação do corpo à queima da gordura, mas não costuma passar de 2 semanas.
      No meu caso, quando faço atividades físicas, tenho desempenho e energia bem maior em low carb, mesmo em janelas do jejum intermitente.

      Responder

    1. Olá Maria! Pode sim! Pode ser que tenha menor rendimento e disposição até adaptar seu corpo à low carb (uso gordura como combustível prioritário).

      Responder
  74. Daniela C.Almeida Scardini

    Olá Márcio…gostei muito do seu blog.
    Farei 40 anos daqui alguns dias…tenho 2 filhas ( 9 e 1 ano), apresento Hipotiroidismo desde 18 anos de idade. Estou 15 quilos acima do peso e resolvi começar a fazer a dieta Low Carb. Há um pouco mais de 4 anos fiz a Dieta Dukan, perdi 14 quilos…mas após a última gravidez ganhei peso novamente. Para o meu caso que tenho Hipotiroidismo (controlada com remédio diarios) você acha que é uma boa opção para perder peso esta dieta pobre em carboidratos?!

    Responder

    1. Sim Daniela!
      Opção excelente a low carb. Você mesma pôde comprovar quando fez a dieta Dunkan, que segue uma linha parecida em vários aspectos.
      Conte comigo!

      Responder
  75. Mayara Silva

    Uau, vou começar hoje mesmo e retorno para contar os resultados, parabéns pelo blog.

    Responder
  76. Saymara Suzane da Silva

    Comecei o Low Card hoje! Estava fazendo o jejum intermitente a dois meses e perdi 7k, mas parei de perder, mesmo continuando o jejum. Então busquei informações sobre a dieta Low Card e estou iniciando. Seu texto me esclareceu muita coisa!

    Responder
  77. Ellen

    Gostei bastante das suas dicas. Estou 33 quilos acima do meu peso normal e continuo engordando. Meu problema é anciesade. Tbm tenho dificuldade com refrigerantes , mais vou tentar me adaptar ao seu cardápio é ver os resultados. Obrigada.

    Responder
  78. Marcele

    Olá Márcio
    Estou começando agora
    E gostaria de saber se
    Posso consumir o demerara ou orgânico no lugar do adoçante.
    E se pode no café da manhã tomar café com creme de leite..
    Obrigado e amei seu blog

    Responder

    1. Olá Marcele!
      Obrigado pelo comentário. Açúcar de qualquer tipo está fora da abordagem low carb. Melhor usar adoçante até que seu paladar se acostume com sabores menos doces. Essa mudança do nosso paladar é muito comum.

      Responder
  79. Ieda

    Olá, adorei o seu blog.
    Estou acima bastante acima do peso. 1,69 cm e 99,65 KG. Venho há anos tentando emagrecer. Após a minha gravidez, cheguei a 112 kg. Conseguir perder 15 kg., porém sempre o efeito sanfona, 96 kg e 99 kg. Sinceramente não conseguia mais comer frango assado, arroz integral e alface. Gostei dessa dieta por não tirar a carne vermelha, que eu particularmente adoro e da para comer muita coisa gostosa, não passar fome, e emagrecer. Isso é um sonho kkkkk. Outro ponto favorável também é a questão do valor, já que produtos diet e light são extremamente caros.

    Estou programando o meu cardápio e começarei a adotar esse novo estilo em 02/01/2018.
    Meta: Perder 30 Kg /Passar do manequim 48 para o 38.

    Voltarei daqui a um mes para contar a minha experiência!

    Responder
  80. Eliane

    Olá, amei o artigo do seu blog. Eu e meu marido queremos perder 10 kg cada um e iniciaremos a dieta nessa segunda feira (08/01/2018), gostei bastante do seu cardápio da primeira semana e vou tentar fazer igual. Depois volto para contar como foi!!!

    Responder
  81. Filipe

    Olá.
    Estou com 31 anos e bons quilos a mais, mas quero mudar hábitos para acompanhar de modo saudável o crescimento dos meus filhos. Após muita leitura, também me identifiquei com seus textos pela forma simples e didática com que lida com os temas.
    Mas uma dúvida ainda tenho: posso aliar o estilo low carb ao jejum intermitente? Onde poderiam entrar os exercícios físicos nisso tudo, em relação a pré e pós treino?
    Desde logo agradeço.

    Responder

    1. Olá Filipe!
      Pode aliar sim. Os resultados e a facilidade de fazer os jejuns em low carb são muito maiores. Adaptando seu corpo a usar gordura como combustível prioritário , a alimentação pré e pós-treino fica em segundo plano. Fique umas 2 semanas em low carb e depois experimente fazer exercícios estando em jejum, por exemplo. Geralmente os resultados e a disposição pra treinar aumentam muito.
      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Responder
  82. ANDREA ELISA TEÓFILO DE CASTRO

    Boa noite…
    Pretendo começar a dieta ..mas tenho uma dúvida..
    Nos lanches, pode ser substituído por frutas?

    Responder

    1. Olá Andrea! Frutas de baixo teor de açúcar podem ser incluídas (ex: abacate, frutas vermelhas, morangos, mirtilos, amora, castanhas… e por aí vai)

      Responder
  83. Giselle Souza

    Boa tarde,
    A minha dificuldade é retirar o arroz branco da alimentação, se pelo menos em uma das refeições eu incluir o arroz eu consigo ter resultados?ou arroz nunca?

    Responder

    1. Olá Giselle!
      Pode ser que tenha bons resultados incluindo em uma só refeição ou uma porção bem pequena… Talvez mais lentamente. Eu, sinceramente, tentaria alguns dias até me adaptar sem ele.

      Responder
  84. Amanda

    Olá. Sou adepta de atividades físicas, mas faço uso de corticoides para artrite e trato o hipotiroidismo, portanto tenho muita dificuldade para emagrecer. Minha duvida é a dieta low carb pode interferir na energia q preciso para as praticas de atividade fisica? Faço musculação, aulas de aerobica e zumba. Peso 60 kilos e quero chegar aos 55. Altura 1,59. Obg e parabéns pelas informações esclarecedoras.

    Responder

    1. Obrigado, Amanda.
      Desde que consiga lipo-adaptar bem seu corpo, ele terá energia para as práticas esportivas. Sempre consulte seu médico, uma vez que usa medicamentos.

      Responder

  85. Olá, faço atividades físicas e diminui os carboidratos, só não parei de consumir o açúcar, pois me sinto muito cansada. Ao invés de emagrecer estou ganhando peso.
    Tenho medo aderir a essa dieta low carb e engordar mais ainda. É possível isso acontecer?

    Responder

    1. Oi Fernanda… Muito difícil que isso ocorra. A tendência é perder peso com low carb. A não ser que tenha alguma questão hormonal a ser diagnosticada.

      Responder
  86. Ester

    Boa tarde Márcio, voltei após 3 meses para falar do meu resultado, estou fazendo o low carb por enquanto não faço exercícios físicos e conseguir eliminiar mais de 7kg. Muito bom o seu blog, está de parabéns!!!

    Responder
  87. Walkiria

    Aiiiiiiiii, tô precisando de ajuda.
    Comecei a Lowcarb faz 3meses e não emagreci nada, é assim perco 1kg e na outra semana ganho 800g.
    Eu estou fazendo certo, cortei todos os carros.
    Não sei mais o que fazer, o horário que mais me dá fome é depois das 16h.
    U.a fome animal
    Onde vc pode me ajudar?

    Responder

    1. Walquiria, é muito raro não ter progresso se você estiver fazendo tudo corretamente. Pode ser que haja questões hormonais para investigar. Busque um médico que aplique low carb para te acompanhar.

      Responder
  88. Marcia Ramos Turri

    Boa tarde, Márcio!

    Meu nome é Márcia. Tenho 42 anos, 1,64 de altura e peso 78k. Acabei de descobrir que estou com diabetes tipo 2. Tive um pico de 353 e fiquei assustada. Cortei a massa da minha rotina e estou sentindo muita falta. Não gosto de arroz integral nem de pão integral. Vou trocar o pão pelas castanhas e vou criar coragem pra começar a dieta lowcarb. Você acha que teria algum problema?
    Aguardo retorno. Obrigada. Parabéns pelo blog.

    Responder

    1. Oi Márcia! Desculpe a demora. Acho que você está no melhor caminho pra controlar e até se ver livre da diabetes tipo 2. Sugiro ser acompanhada por um médico que aplique low carb. Hoje, felizmente, vários já “migraram” para o correto. Parabéns pela decisão… nos mantenha informados aqui no blog, rs

      Responder
  89. Fernanda

    Boa noite !
    Meu nome é Fernanda e gostaria de saber se posso conciliar uma dieta low carb com sucos Detox que utilizem folhas e frutas com baixo teor de carboidratos? Quero começar a low mas gostaria de tomar sucos detox se necessário no lugar de lanches da tarde!
    Obrigada

    Responder

    1. Olá Fernanda!
      Sinceramente, eu optaria por lanches de verdade… comida de verdade mesmo. Mas, se a opção pelos sucos é por que você aprecia muito o sabor, basta contabilizar bem os carboidratos e não adoçar.

      Responder
  90. Caroline

    Oi Márcio! Achei ótima a maneira como escreves. Tô começando a conhecer o mundo das dietas agora, depois de ter engordado por problemas hormonais. Sempre fui super magra, mesmo depois de duas gestações, somente agora aos 38 anos é que meu organismo deu uma “pirada”, e eu engordei quase 10kg em 10 meses, por conta do anticoncepcional de uso contínuo que precisei tomar. Sempre tive facilidade para emagrecer, mas a partir de agora, tá bem difícil.
    Vou seguir teus conselhos, que achei bem pertinentes. Mas queria tirar uma dúvida: posso usar aqueles shakes emagrecedores (não sei nada a respeito, mas pensei em usar como lanche na hora que bater aquela fome), qual a tua opinião sobre isso?

    Responder

    1. Muito obrigado, Caroline!
      Quanto aos shakes, eu, particularmente, prefiro lanches do estilo “comida de verdade”… bichos e plantas, rs.
      Sucesso pra você!

      Responder
  91. Juliana

    Marcio,

    Estou bastante inclinada a começar a dieta low carb e a participar do CEDV, não sou obesa mas quero me alimentar melhor e emagrecer um pouco, porém li alguns comentários aqui no seu blog de pessoas que n~~ao se sentiram bem na primeira semana.
    Sou uma pessoa que faz exercícios físicos diariamente às 5:30 da manhã porque gosto, me faz bem e sempre como pelo menos uma fruta antes de malhar, portanto quero tirar uma dúvida: será que ficarei tonta na minha malhação? o que posso comer antes de ir malhar para que não venha a me sentir mal?
    Agradeço antecipadamente a sua ajuda.

    Responder

    1. Olá Juliana!
      Esta situação de não se sentir bem ocorre apenas com algumas pessoas e quando ocorre, é apenas sinal de que seu corpo está se adaptando a “mudar o combustível principal”. Não costuma durar mais que 2 ou 3 dias. Dá pra minimizar bebendo bastante água e incluindo mais sal na dieta (seu corpo pode perder muito sal no começo da low carb). Dificilmente sentirá algo ao malhar, mesmo em jejum. Nestes primeiros dias, até se adaptar, você pode comer algumas castanhas ou frutas com pouco açúcar (abacate, frutas vermelhas, por exemplo).
      E sem dúvidas, o Código EDV facilita bastante pra seguir com a dieta, em vários aspectos.
      Sucesso pra você!

      Responder

  92. Shalom, Marcio
    Tenho 54 anos, estou com 100 Kg, isso depois de conseguir com muito sacrifico eliminar 14kg. Comecei a pedalar e isso tem me ajudado muito. Meu peso ideal seria entre 74 a 78 kg. Vou trabalhar por esta meta. Gostei da forma como você aborda o assunto. Vou começar amanhã mesmo a dieta e te darei um feedbak.
    Que o Eterno te ilumine. Obrigado!

    Responder

    1. Grato pelo feed back, Genes!
      Que você alcance todos os seus objetivos de emagrecimento com low carb
      Volte e nos conte os resultados certos que estão por vir, ok? 😀

      Responder
  93. Fabio

    Boa tarde Marcio….vou comecar a dieta em 02/04/2018. to com 110kg e 1,73m
    quero perder 15kg….com quanto tempo, levando a dieta a serio e um pouco de exercicios consigo essa baixa?

    Responder

    1. Olá Fabio! Depende muito de cada organismo. Penso que se focar legal e entender bem a low carb e os jejuns intermitentes, dá pra perder esse peso em 3 meses sem sofrimento.
      Abraço!

      Responder
  94. Rosangela

    Boa noite Marcio!

    Estou na dieta low carb desde Fevereiro/18, no começo retirei os carboidratos mas continuei ingerindo frutas, depois de ler alguns artigos e blog, vi que estava fazendo errado. Faço anotacoes de tudo que como e o meu IDR é 1300 diaria, só que nao consigo chegar nesse numero, chego no maximo 600/700. Já eliminei até agora 5kg, meu carboidrato liquido tem dia que nao chega a 20, o que estou fazendo de errado? O que me sugere de cardapio? Nao encontrei nenhum post a respeito desse assunto especifico. A minha eliminação de peso esta muito lenta. Quase desistindo….Parabens , estou adorando tudo que vc publica.

    Responder

    1. Olá Rosângela!
      Obrigado pelo feed back! É importante uma avaliação individual, com um profissional que aplique low carb (hoje em dia são muitos). Difícil opinar sem saber seu estado atual de peso-altura, percentual de gordura e sua rotina. Eu, particularmente, não gosto desses aplicativos que monitoram nutrientes e escravizam o seu dia. Se suas escolhas forem por alimentos pouco ou não processados, com baixo teor de carboidratos, sem cortar as gorduras naturais do seu cardápio, as chances de atingir resultados são muito boas. Talvez esteja ganhando massa muscular e perdendo gordura (o que é muito desejado!) e isso faz a redução na balança ser lenta.

      Responder
  95. ariane schmidel

    Parabéns pelo conteudo me ajudou a conhecer mais a dieta low carb pois estava em duvidas de como fazer ate mais e continue assim.

    Responder
  96. Silvana

    Olá
    Estou começando hj,fico sempre desanima é o pessoal falando que com essa idade não adianta mais(52).
    Estou fazendo caminhada uma hora e meia,não gosto de academia. Quero ficar bem focada,dar um tempo na cerveja rsrsrs, afinal 15 kg à menos em 4 meses,uuhuuuu vamos lá!!!

    Responder

    1. Oi Silvana!
      Não existe essa limitação de idade. Escute somente quem te agrega. Tenho certeza que atingirá a redução do peso pretendida nos próximos 4 meses.

      Responder
  97. MaJU

    Ol[a Márcio.

    Assim como tantas outras pessoas, antes da menopausa era “fichinha” perder os quilos extras… Agora estou com um “simbionte alienígena” alojado na minha cintura que se recusa a sair….kkkkk.
    Tentei uma vez a Low e não fui adiante por causa do cardápio…. Gostei das suas dicas e vou atrás.
    meta: 16kg em 4 meses. Ainda não estou na academia…duas hérnias de disco me impedem no momento. Mas isso também é temporário. Vamos ver se consigo minha meta.
    Parabéns pela página!

    Responder
  98. Jessika Gonçalves

    Oi meu é Jessika comecei a low carb a uma semana e já eliminei 3kg estou muito empolgada,e me sentindo super bem!comecei a fazer academia também pra ajuda!depois volto pra falar mais sobre meu progresso!

    Responder
  99. Ingrid Ramos Batista

    Olá!
    Boa tarde.
    Gostaria de saber se tem uma quantidade certa pra cada alimentação?

    Responder

    1. Olá Ingrid!
      A ideia é justamente não se preocupar com as quantidades, pois com os alimentos densos e saudáveis, seu corpo se auto-regulará e você simplesmente não conseguirá comer mais que o necessário.

      Responder

  100. Olá, Marcio!

    Iniciarei a dieta, mas tenho algumas duvidas:

    1ª eu não como estrogonofe, posso substituir por qual prato?
    2ª durante as refeições eu posso beber algo ou não?
    3ª suco de frutas não é recomendável?
    4ª gostaria de mais opções de cardápio para os próximos dias, qual você indica?

    Abraços!

    Responder

    1. Olá Patrícia!
      1) Pode sim substituir por outro prato baseado em carnes.
      2) Pode beber água, água com gás, água saborizada, café…. sempre sem adoçar… vale até outras bebidas não calóricas no início até se acostumar, se isso for muito importante pra você.
      3) Realmente sucos de frutas não são recomendados
      4) Indico esta coletânia aqui dos amigos Guilherme e Roney

      Responder
  101. Rosângela

    Bom dia Márcio me chamo Rosângela e estou com 50 anos, pesando 103kilos e com 1,66 de altura vejo minha auto estima escorrer pelo ralo, estou tentando iniciar a dieta lol carb porque fiquei animada com sua história, meu único receio é passar mal, porque trabalho dirigindo o dia todo e normalmente tenho dores de cabeça se não me alimentar bem. Você tem alguma dica para que isso não aconteça?

    Responder

    1. Olá Rosângela!
      Apenas algumas pessoas sentem mal-estar. Vale a pena se testar e sempre tomar água e repor o sal que é perdido no início junto com a água.
      Enfim, não evitar o sal, repor a água e se alimentar com alimentos densos e nutritivos é o caminho
      Sucesso pra você!

      Responder
  102. sheyla

    Marcio aqui em casa todos estamos bem gordinhos, mais ja tentamos de tudo a dificuldade e parar de comer… será que conseguimos ?

    Responder

    1. Olá Sheyla!
      Pode ter certeza que conseguem sim! Desde que não errem nas escolhas e se mantenham focados nas primeiras semanas…. depois fica bem mais fácil.

      Responder
  103. Mônica Alves

    Muito bom seu artigo, adorei as receitas vou faze-las! Obrigada!

    Responder

  104. Muito bacana compartilhar… Receitas fáceis e ótima explicação. Também acredito em ter um estilo de vida mais saudável e não apenas e fazer dietas pontuais… Não é fácil mudar toda uma vida de alimentação incorreta, mas estou na luta… Gratidão pelo seu artigo.

    Responder
  105. Luiza

    Oii Márcio
    Eu adoro leite mas tenho problema com a lactose, normalmente tomo semi desnatado e sem lactose, posso continuar com esse ou devo cortar o leite???
    Obrigado

    Responder

    1. Olá Luiza,
      Eu não tomaria leite se tivesse problema com lactose. A gordura do leite não deve ser descartada. Derivados de leite mais gordos e sem lactose talvez encaixem melhor no seu dia a dia low carb

      Responder
  106. Deise Ferrini

    Boa tarde, meu colesterol está alto, eu posso substituir os queijos amarelos e creme de leite°

    Responder

    1. Na verdade, colesterol é um assunto bastante controverso e colocar o que penso aqui com relação a isso pode até me trazer problemas.
      Sugiro que desconfie bastante das práticas e ideias comuns sobre colesterol e que seja acompanhada por um médico que siga e aplique redução de carboidratos. Você vai se surpreender com as verdades sobre o assunto.

      Responder
  107. Raquel Santi

    Oi márcio
    Já fui adepta da dieta dukan por 1 mês e meio e perdi 8 kilos.

    Quero aderir a low carb, mas tenho duvida se no horário do jejum intermitente posso consumir líquidos como café, chas e agua

    Vc sugere começar com quanto tempo e aumentar para quanto, de tempos em tempos?

    Obrigada e parabéns pelo Blog

    Responder

    1. Oi Raquel! Sim… água, café e chá (sem adoçar) não quebram o jejum (util pra quem faz low carb associada com jejum intermitente).

      Responder
  108. Andrea

    Muito bom, pena que só sirva pra quem come e cozinha em sua própria casa. Obrigada

    Responder

  109. Eu ri com o maluco da padaria! Kkkkkk
    Cardapio simples e bom! O meu ta mais ou menos assim tb e eu achando q estava fazendo errado. Eu to comendo muito mais e emagrecendo. Parabens

    Responder
  110. valesca cabral dos santos

    Boa noite, Márcio! Gostei das suas dicas. Eu só tenho uma dúvida, onde encontrarei bacon artesanal? E se não tiver na minha região, esses que são vendidos em supermercados, não pode? Moro em Santa Catarina.

    Valesca

    Responder

    1. Oi Valesca!
      Não é que não pode…. é que você faz escolhas melhores com produtos menos (“envenenados”)… mas é preciso um juizo de valor… eu considero o bacon mais industrializado do mundo uma opção melhor do que o mais integral dos pães de 20 grãos! entendeu a ideia? 😀

      Responder
  111. Daisy

    Oi Márcio de tudo q pesquisei sobre low carb seu artigo foi o que mais gostei. Tenho hipotireodismo e entrando na menopausa. Tenho muuuita dificuldade pra emagrecer. O médico me passou uma dieta parecida com a sua… só q tem gelatina zero a noite. Minha dúvida: gelatina mesmo zero é low carb????

    Responder

    1. Suponho que seu médico já esteja anos à frente da maioria dos médicos em termos de atualização sobre nutrição. Parabéns a ele. Confie no seu médico, ;D

      Responder
  112. Vanessa

    Olá Marcio, parabéns pelo blog e obrigada por partilhar conosco !
    Gostaria de perder somente gordura abdomen e estomago auto. Tenho dificuldades pra me alimentar fico horas e horas muitas horas sem comer aliada com insonia pesada (rsrs).
    Bom o meu objetivo é perder os quilinhos apenas do abdomem. Esse cardapio que vc partilhou me ajudaria nesse sentido ou teria algum mais específico?

    Responder

    1. Olá Vanessa!
      Ajudaria sim, mais cuidado: Emagrecimento é um processo do organismo como um todo. Não há pesquisas sérias indicando que determinado(s) alimento(s) queimam mais gorduras em locais específicos do corpo, em detrimento de outros. O que você pode fazer é associar a treinos que acelerem a definição dos músculos abdominais.

      Responder

  113. Boa noite Márcio. Eu e minha família faremos esta reeducação. Meu marido fez redução de estômago antes mesmo de nos conhecermos . Mas, agora, depois de 2 filhos e muiiiiita correria, fora a nossa data de nascimento, estamos obesos. Obesos e sedentários. Sua matéria me incentivou e o seu cardápio (que é bem simples) ajudou que apesar de ser difícil pode ser “leve ” e prático. Sem radicalismo. Muito obrigada por compartilhar sua experiência. Tenho 1.60m e peso 76 kg (pesava 58) e meu marido 1.80 m e pesa 110 kg (pesava 89). Vamos comer amanhã. Te darei um feedback. Muito obrigada mais uma vez.

    Responder

    1. Como é legal saber que as leituras incentivam mudanças de hábitos e de vida. Depois passe aqui para nos contar como foi! Sucesso pra vocês!

      Responder
  114. Ana Paula Nepomuceno

    Olá.. estou na briga com a balança pois quero engravidar, minha dúvida e a seguinte não importa as quantidades? Na low Carb? Se eu gosto de queijo posso comer a vontade? Não consigo achar uma lista de tudo que posso comer a vontade e quantas gramas de carboidratos posso por dia pra perda de peso? Peso 128 tenho 1.70 de altura quero chegar nos 85-90

    Responder

  115. Nossa muito legal o seu artigo. Me tira uma dúvida existe algum açúcar mais saudável que eu possa usar na minha dieta ou só é legal substituir pelo mel mesmo ?

    Responder

    1. Olha Lucas, nenhum açúcar ou mesmo mel ajudam a emagrecer. A ideia é desacostumar seu paladar… vale até usar alguns adoçantes temporariamente, até se acostumar.

      Responder
  116. Regina Helena

    Boa noite!!
    Comecei a dieta low carb a 3 semanas mas estou com uma preocupação pois no dia 10/10/18 vou fazer uma cirurgia na boca e só vou poder ingerir comida pastosa.
    Não sei o que comer no café da manhã e lanches, você poderia me dar umas dicas
    Almoço e jantar vou bater proteínas+verduras+legumes no liquidificador.
    Estou pré diabética e preciso reverter este quadro.
    Desde já agradeço este espaço e sua atenção
    Abraço Regina Helena

    Responder

    1. Oi Regina! Desculpe pela demora… estive fora por um tempo…. penso que você deve seguir as orientações nutricionais do seu médico até o término da recuperação da cirurgia… e depois disso, mergulhar de vez no mundo low carb. 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *