4 dicas para emagrecer rápido sem depender da sua força de vontade

Dicas para emagrecer rápido e tornar o jogo mais justo

Neste artigo extremamente prático, mostro 4 dicas que vão direto ao ponto. São quatro mudanças de hábitos simples que, se aplicadas durante 3 semanas, podem te fazer perder de 4 a 8 kg e abrir o caminho para que você continue emagrecendo. São dicas para emagrecer rápido, de maneira responsável e muito saudável.

Primeiro, vou explicar por que eu acho totalmente injusto achar que emagrecer é uma questão mental e pensar que o que importa mesmo é a força de vontade. Você verá que é possível deixar essa batalha muito mais justa para quem está acima do peso com alguns “ajustes” hormonais. Logo depois, coloco as 4 dicas valiosas para começar a colocar tudo isso em prática e emagrecer rápido sem fome ou sofrimento.

A culpa de ter engordado (e não conseguir emagrecer) não é sua!

Uma pessoa que se alimenta com a dieta padrão, seguindo as recomendações oficiais, com carboidratos processados na base da pirâmide alimentar, dificilmente mantém o peso sob controle e não tem culpa disso!

Esta pessoa não consegue passar várias horas sem comer (e não tem culpa disso)…. não consegue olhar para uma torta de brigadeiro e simplesmente dispensar sem que isso seja um sacrifício (e também não tem culpa disso!)…. Não consegue beber algo que não seja doce (e também não tem culpa disso!). Não é uma questão de força de vontade. Acredite: você não precisa ser o super herói determinado para emagrecer.

Por outro lado, o primo obeso ou a cunhada gordinha são vistos como os “sem-noção!” Como é que eles fazem isso com eles mesmos!? Estão se matando! Preguiçosos e sem força de vontade!”. Aff! Será???

o obeso é vítima
A culpa é dela por não emagrecer? Não!

E se pudéssemos ajustar umas “configurações” no nosso corpo?

Apertar uns “botões” e começar a emagrecer? Quase isso!

E se pudermos setar nossa configuração para emagrecer?
E se pudermos setar nossa configuração para emagrecer?

E SE EU TE DISSER QUE, mesmo humanos, nós podemos sim, nos reconfigurar…. Não é tão fácil e rápido quanto apertar uns botões, mas, com um tempinho a mais (2 a 3 semanas, geralmente) e os passos corretos (as quatro dicas abaixo), emagrecer pode passar a ser a regra e não a exceção. Força de vontade passaria a ser bem menos importante, já que não seria sacrifício negar o pudim, o brigadeiro ou o biscoito.

Não adianta… brigar contra a química orgânica é difícil! Haja força de vontade e controle mental! Não precisa ser assim! Por que mandar toda a conta só para a consciência, se você pode dividir essa conta com o equilíbrio dos seus hormônios?

Um simples exemplo:

Quer um exemplo? Uma descarga grande de insulina (um hormônio) no seu sangue vai te deixar maluco por mais comida, duas ou três horas depois. Outros hormônios regulam apetite/ saciedade , queima/armazenamento de gordura, etc…. Não é tão simples quanto chamar o gordinho de cabeça-fraca! Porém, garanto que algumas semanas seguindo as 4 dicas para emagrecer rápido que coloco abaixo pode trazer ótimos resultados.

Ok… Não temos botões para ligar as doses boas desses hormônios, mas temos controle dos estímulos sobre eles. Não é difícil controlar os principais mecanismos hormonais de engorda e emagrecimento.

AS DICAS PARA EMAGRECER RÁPIDO

Abaixo, neste artigo, vou colocar as 4 dicas para emagrecer rápido, ajustando (“re-configurando”) tais mecanismos e deixar mais atuantes os hormônios que te deixam saciado (e não com fome) e que, de quebra, facilitam a vida dos agentes queimadores de gordura (a do seu corpo), e não os agentes que a armazenam. Aí, sim! Depois desse ajuste, fica justo você colocar a culpa na cabeça “fraca” da gordinha, ok!? Afinal, ela (a da “cabeça fraca”):

  • está num ciclo vicioso alimentar desfavorável há anos;
  • não inventou ou aprendeu essa maneira de comer; é cultural e recente (50 anos pra cá) numa sociedade cujos índices de obesidade e diabetes atuais não me deixam mentir;
  • não faz parte de uma minoria privilegiada pela genética que, mesmo comendo assim, se mantém magra e saudável.

Há, inclusive, programas de emagrecimento passo a passo, totalmente baseados nestas atuações hormonais. Um dos que percebo ótimos resultados é o Código Emagrecer de Vez, do Rodrigo Polesso. A diferença é fundamental: dessa maneira, é possível emagrecer sem fome e sofrimento (eu pude comprovar em mim mesmo).

Chega de conversa… vamos logo às dicas para emagrecer rápido (e práticas):

DICA PARA EMAGRECER 1: Sai o pão, entra o ovo. Emagrecer com farinha de trigo não dá!

Café da manhã?
Café da manhã?

Falamos da insulina logo acima… As refeições ricas em amido já ocasionam fortes picos de insulina. Pães, em geral, possuem índice glicêmico acima de 80%! Resumindo: pão é sinônimo de glicose em excesso no sangue… e isso significa que será preciso uma boa descarga de insulina para tirar esse excesso. E para onde a insulina leva o excesso? Para as reservas (nossa gordura corporal, por exemplo).

O problema do trigo não se restringe às descargas de glicose e insulina. O trigo moderno é modificado geneticamente e possui um carga absurda de um anti-nutriente: o famoso GLÚTEN, uma verdadeira toxina, com efeitos muito ruins no metabolismo, mesmo para os não celíacos. O glúten aumenta a permeabilidade intestinal, fazendo com que nossa corrente sanguínea sempre receba elementos indesejados (pedaços de proteínas, por exemplo, ao invés de aminoácidos). Com isso, nosso organismo passa a combater estes agentes estranhos, num estado constante de batalhas e inflamações que, ao longo dos anos, degradam a saúde e o equilíbrio hormonal de qualquer indivíduo. Evite o glúten! Abandone o trigo e seus farináceos.

Pão integral, Pão branco, Açúcar, Picos de Insulina, Gordura Corporal: Farinha do mesmo saco

Eu também já caí no conto do pãozinho integral, 8 grãos, 12 grãos, mil grãos! Pão de farinha de trigo é lixo, seja branco, seja integral, preto ou azul. Não emagrece e não é saudável.

DICA PRÁTICA 1: De manhã, você deve acordar e ter fome em pouco tempo (isso não acontecerá mais em poucas semanas, ou dias, se seguir os passos deste artigo). Respeite sua fome e coma: só que o pão não existe mais. Portanto, abuse dos omeletes. As possibilidades são muitas e a facilidade de preparo também. Use folhas, tomates, queijo, bacon artesanal (nada com redução de gordura – falaremos disso no passo a seguir).

DICA PARA EMAGRECER 2 – Substitua seus produtos light (baixa gordura) pelas versões integrais

manteigaBacon, queijo, ovos, presunto cru, carnes gordas, derivados de leite: todos esses produtos contém gorduras, naturalmente. São gorduras projetadas pela natureza nesses alimentos, e há uma infinidade de estudos de alta qualidade: ensaios clínicos randomizados e revisados, que apontam o contrário do que a mídia divulga. Ou seja:

  • Gorduras naturais (mesmo a da picanha!) não aumentam risco cardíaco e ajudam a emagrecer
  • Consumidores de gorduras não tendem a engordar (ao contrário, emagrecem e reduzem risco cardíaco).
  • Óleos de sementes industrializados não devem substituir gorduras naturais (sim, manteiga de leite e banha de porco são opções mais saudáveis que margarina e óleo de canola ou girassol, por exemplo)
  • GORDURAS NÃO ELEVAM A GLICEMIA / INSULINA e contar calorias não têm muita importância no emagrecimento (mais sobre isso neste link)
  • GORDURAS SÃO SACIANTES
  • A GORDURA QUE VOCÊ COME NÃO SE TRANSFORMA EM GORDURA CORPORAL (os açúcares e amidos, sim!)

Se eu tivesse que escolher apenas uma das 4 dicas para emagrecer rápido deste artigo, escolheria exatamente esta. Se estiver chocado, explico melhor sobre as gorduras neste artigo (link abaixo), e faço links com uma série de fontes confiáveis que provam isso. Segue:

Artigo: GORDURAS NATURAIS NÃO FAZEM MAL. ISSO MUDA O JOGO!

Gorduras entram naturalmente na dieta

Não é sustentável fazer low carb com medo de gorduras. Na verdade é muito sem graça, e nosso corpo não costuma deixar vigorar alimentação sem graça por muito tempo. A combinação baixo carboidrato (Low Carb) + Baixa gordura (Low Fat) não funciona por muito tempo. As pessoas que realmente mudam definitivamente suas vidas e não voltam a engordar (efeito-sanfona) são as que praticam LCHF (Low Carb + High Fat).

DICA PRÁTICA: Com a primeira dica e usando gorduras naturais, na segunda semana, é muito provável que você já esteja dispensando as refeições intermediárias (os lanchinhos). Não será pela força de vontade, e sim pela falta de vontade mesmo, rs. Enquanto não chega essa falta de vontade, siga a próxima das dicas para emagrecer rápido e “distraia” seu estômago.

DICA PARA EMAGRECER 3: Lanches – saem as bolachas e barrinhas, entram as castanhas.

Suas novas bolachinhas
“lanches” naturalmente ricos em gorduras (e isso é ótimo!).

Como já dissemos, ninguém precisa comer a cada duas ou três horas. Isso é mais um mito sobre o qual as atuais pesquisas científicas só apontam para o contrário (clique aqui para ler artigo com tudo sobre jejum intermitente). Como você está saindo do padrão dominante de alimentação (e engorda), levará um pouco de tempo (para algumas pessoas, 4 ou 5 dias, para outras 2 a 4 semanas) para que despreze naturalmente estes lanches frequentes. Enquanto há fome e vontade, coma castanhas (nozes, castanha do Pará, Castanha de Caju, amêndoas, etc…). Sem lanchinhos industrializados. Nada de barrinhas de cereal. Nada de bolachinhas, biscoitos e afins. Evite até mesmo frutas doces. (obs: frutas são saudáveis, sim… mas podem dificultar emagrecer.  Deixe-as para quando atingir seu peso desejado).

Lembre-se: Se você estiver seguindo as dicas 1 e 2 acima, será mais rápido e fácil.

Mas cuidado, apesar de melhores opções, pegue leve… 20 ou 30g de castanhas são bem suficientes para aguentar até a próxima refeição (e que, refeição!)… veja sobre isso na na dica 4. Lembre-se que em pouco tempo você provavelmente nem irá querer mais estes lanches.

DICA PARA EMAGRECER 4: Refeições que emagrecem: Almoço e Jantar sem grãos e com gordura!

Lasanha de berinjela com ovos e salada
almoço paleo moderno

Para completar as dicas, dividi a dica 4 em duas:

4.1. Grãos não ajudarão a emagrecer

grãos não ajudam emagrecer
grãos não ajudarão você a emagrecer

Substitua os grãos (arroz, feijão, trigo, milho, mesmo integrais) por quaisquer vegetais que lhe agradem. Saladas de sua preferência. Se precisar, coloque azeite, manteiga, sal, temperos…. Minhas preferidas, picadas, temperadas com azeite, são: Brócolis, rúcula, repolho, couve-flor, chuchu, tomate, acelga, berinjela, agrião, alface, palmitos, ….. tenho certeza que, dentre infinitas opções, algumas lhe agradarão… e vai valer a pena (se é que é justo chamar isso de pena).

4.2. A gordura natural dos alimentos ajuda no emagrecimento

Mantenha as partes gordas das carnes e outros alimentos (ex: gordura da picanha, pele do frango, gema do ovo, o óleo do coco) – A não ser que não goste (eu gosto muito, :D).

Ah… e Não se preocupe com quantidade que você comerá no almoço ou no jantar. Coma até ficar satisfeito. Não conte calorias, nem regule tamanhos ou pesos das porções!

Há muito o que falar, mas o artigo já ficou bem maior do que imaginei no início. Em outros artigos, existem outras várias dicas para emagrecer. Por exemplo, eu não disse nada sobre bebidas (leite, café, sucos), mas, por enquanto, só direi que, se precisar beber algo que não seja água, não use nada com açúcar… Se precisar muito (mas muito mesmo) beber leite, beba-o integral, com sua gordura natural. Os derivados de leite integrais (queijo, manteiga, requeijão – sem amido, é claro) são melhores opções que o leite puro.

RESUMO E EFEITOS (emagrecimento) ESPERADOS:

Emagrecer com low carb é melhor
emagrecer: low carb é imbatível

Com essas mudanças no seu dia a dia (as 4 dicas para emagrecer rápido que citei acima), somadas a uma persistência inicial geralmente de duas ou três semanas, seu corpo irá funcionar de maneira a favorecer a redução drástica na fome e, principalmente, nas compulsões por alimentos. Coincidentemente, esta mesma “configuração” também acelera a queima de gordura. É comum emagrecer três, quatro quilos por semana no primeiro mês. Isso dá ânimo! E o fim das compulsões te deixa tranquilo para levar este estilo de vida a longo prazo.
Adaptado a usar a gordura (a sua gordura!) como fonte de energia depois das semanas iniciais, você decidirá quando e o que comer. Não tem um café da manhã decente, simplesmente pule o café da manhã e que venha o almoço… como eu disse, depois de adaptado, não será nenhum sofrimento e você não precisará da força de vontade.

Veja na seção abaixo, um programa passo a passo de emagrecimento (clique aqui para ir direto), baseado exatamente nos princípios que falamos acima.

PRECISA EMAGRECER RÁPIDO E QUER UMA ESTRATÉGIA PRONTA?

O Código Emagrecer de Vez é um programa passo a passo, com total afinidade com o tipo de alimentação que pregamos aqui no blog, estruturado em 3 etapas para emagrecimento rápido. Clique na imagem abaixo para conhecer:

codigoEDV2

Se quiser ver como foi que descobri (por acaso) a cura para minha obesidade e hipertensão, clique abaixo:

marcio-progresso-thumb
Saiba como me livrei da obesidade, hipertensão e pré-diabetes, perdendo mais de 20 kg, rapidamente, aos 36 anos
.

 

Um Abraço e saúde!
Márcio Balian

** Lista de profissionais de saúde com abordagem low carb **
** Blog com excelente conteúdo para pesquisa **

13 Comentários

  1. Luciana

    Olá! Iniciei o estilo de alimentação Paleo na segunda, tenho lido seus excelentes posts, porém tenho uma dúvida: por qual motivo o leite integral preferencialmente não deve ser ingerido, mas seus derivados sim? Obrigada!

    Responder

    1. Olá Luciana!
      Nos laticínios bem fermentados, há muito pouco carboidrato (às vezes zero carb). A lactose é consumida pelo fermento.
      Se gostar muito de leite, não vejo grande problema em beber leite integral… fuja dos desnatados ou semi-desnatados.
      Até breve! Saúde!

      Responder

  2. Poxa, eu já tentei tantos métodos que eu até perdi a conta, até remédios. Obrigada pela dica, eu ainda não desisti, vou continuar tentando. Se você tiver algum truque que seja fácil e eficaz eu vou agradecer. Beijos 🙂

    Responder

  3. Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

    Responder
  4. Luciana Silva

    Oi Marcio….. Como vai?!….
    Gostei das dicas e vou começar a seguir, quero muito emagrecer, mas na maior parte do tempo não tenho força de vontade e nem motivação…..
    Gostaria de saber como substituir o trigo na alimentação e também tirar o glúten….
    Tipo,as castanhas e amêndoas estão muito caras,aqui na minha cidade 150 g de castanha de caju está 16 reais e não dura nem 2 dias… não dá pra manter isso para quem vive com grana curta e muitas contas a pagar todo mês…..
    Me dê dicas de alimentos,não como muito pão, mas tenho muitas coisas a base de trigo para passar o mês e tenho criança em casa…..

    Desde já agradeço.

    Responder

    1. Olá Luciana! Obrigado pelo comentário.
      Aqui em casa, abusamos dos ovos e omeletes… e para as crianças, que não seguem low carb, fazemos pão de queijo, biscoitos com polvilho, tapiocas e omeletes. Praticamente não usamos nada de trigo. Eles gostam muito de frutas tbm.
      Espero ter ajudado!
      Abraço!

      Responder
  5. Janice da Conceição Balbino Costa Henriques

    Boa noite! comecei a dieta no fia 25/6 .faço me minha primeira refeição as 15horas :tomo uma vitamina de banana com duas colheres de linhaçae uma batata doce, pois já é um vício, as 20horas como um bífi de grd de carne ou uma contracoxa assada ou um bom omelete e salada variasda e se eu ficar agorada até tarde faco um pequeno lanche de café com adocante estevia isto 5 vezes na semana e os outros fois dias faço um jejum de 36 hoas.está correto?peso 97 e tenho 1.60 de altura é tenho 58 anos, presico mt emagrecer pois tenho hipotireoidismo , pressão alta é gordura no fígado e sérios problemas de coluna devido o excesso de peso.a pergunta é estou fazendo a dieta certo. preciso mt imagrecer e rápido pois não consigo nen durmir as noites, não consigo amarrar o meu tênis é nem fazer as atividades comunidade em casa.desde Ka mt obrigada por me ouvir é se puder me orientar fico mt grata!obrigada mais uma fez!

    Responder

    1. Olá Janice!
      Quanto ao Jejum, omeletes, bifes, saladas: ok! Tudo bem dentro da ideia de low carb…
      Mas essa vitamina logo no desjejum tá um pouco fora da ideia. Como você já tem diagnósticos específicos, sugiro bastante buscar um médico que aplique a linha low carb. Este blog possui uma lista, mas não se limite a ela: http://profissionaislowcarb.blogspot.com.br/

      Responder
  6. ramos

    Muito Bom!!!

    Adorei tudo que encontrei por aqui

    ótimas dicas e excelente artigo

    irei recomendar com certeza.

    Responder

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