SUPERAÇÃO DE ESCLEROSE COM A DIETA PALEO
Quando iniciei a jornada de descobertas que motivou este projeto, um vídeo que me impactou bastante sobre a dieta paleo e este estilo de vida, foi o desta médica (Terry L. Wahls), que, após uma esclerose múltipla degenerativa – e após intensos estudos -iniciou um estilo de alimentação diferente do comum (e não menos saboroso!).
“QUE SEU ALIMENTO SEJA SEU REMÉDIO E QUE SEU REMÉDIO SEJA SEU ALIMENTO” (Hipócrates)
Basicamente, Dra. Terry começou a se alimentar como uma espécie de caçadora-coletora moderna (dieta paleo). Ela deixa claro que o problema dela, uma doença degenerativa grave, crônica (esclerose múltipla) é um caso extremo, e afirma, categoricamente, sobre os benefícios de uma dieta como a que adotou para os problemas tão comuns do nosso dia-a-dia: obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e outros mais.
ANTES E DEPOIS DA ESCLEROSE (RESUMO E ANÁLISE DA PALESTRA)
Terry Wahls, saiu de uma cadeira-de-rodas, após grave esclerose múltipla degenerativa, e compartilha o que fez e como funcionou. O vídeo completo (18 min) que coloco no final do artigo pode ser longo para alguns e está um pouco mal legendado (nada que comprometa o entendimento). Mas, de qualquer maneira, aos que não puderem assistir, por conexões ruins, proxies ou falta de tempo, segue breve resumo e fotos:
Veja a foto dela com a esclerose, em uma cadeira de gravidade-zero, em 2007, e duas fotos pouco tempo depois de adotar a dieta:



PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
No vídeo, ela mostra um gráfico interessante, da carência generalizada de nutrientes fundamentais para o metabolismo celular (mitocondrial). Mostra como nossos organismos têm que “se virar” para efetuar reações químicas que nos mantém “de pé”, ainda mais com a dieta padrão – carente de nutrientes – que adotamos hoje (desculpe a resolução ruim do print do vídeo, abaixo).

Foto exemplificativa da dieta padrão moderna, que origina a situação acima:

A SOLUÇÃO (NÃO SÓ DA ESCLEROSE): BASEADA NA DIETA PALEO
Coloquei, em uma breve montagem, algumas imagens do vídeo, nas quais procuro resumir a dieta adotada:


NOSSOS ANCESTRAIS SABIAM MAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO DO QUE NOSSOS MÉDICOS E CIENTISTAS
Transcrevo algumas falas que resumem o ponto central da palestra:
“Dois terços dos americanos não recebem as quantidades ideais de cálcio, magnésio, zinco e iodo. 80% não ingerem ácidos graxos e ômega 3 suficientes”
“Nós, você estamos provocando “fome” em nós mesmos”
“Estamos vivos devido a reações químicas complexas e se não provermos os blocos de construção orgânicos, com vitaminas, minerais e gorduras essenciais. Essas reações não podem acontecer apropriadamente, fazendo com que estruturas erradas ou incompletas sejam construídas…Estaremos preparando o terreno para doenças crônicas…”
“… Isso é o porque de nossas crianças nascem com mandíbulas muito pequenas, cérebros menores, dentes desalinhados. É a razão dos vasos sanguíneos ficarem rígidos ao envelhecer. É a razão pela qual uma em cada duas crianças africanas ou hispânicas se tornarão diabéticas ou obesas na adolescência ou ainda na infância e 1/3 das crianças norte americanas.”
“… Isso é o porque de tantos problemas graves de compreensão e comportamentais nas escolas”
“Mas isso não tem que ser assim”
” Por mais de 2 milhões e meio de anos, seres humanos comiam o que podiam caçar ou coletar. São chamados de caçadores-coletores. Esta dieta (paleo), consiste em folhas, raízes, frutas silvestres (berries), carne e peixe. Produtos frescos obtidos localmente e, é claro, orgânicos”
“Os esquimós, no extremo norte, comiam diferente dos africanos das savanas e quando cientistas analisaram estas duas dietas de caçadores-coletores, verificaram que elas excediam a quantidade ideal de nutrientes essenciais entre 2 e 10 vezes, dependendo do nutriente”
“Estes povos antigos sabiam mais sobre alimentação para maximizar saúde e vitalidade do que nós, médicos e cientistas”

“A dieta paleo (caçador-coletor) é mais nutritiva que a dieta da American Heart Association. É mais nutritiva que a dieta da American Diabetes Association. É mais nutritiva do que a pirâmide alimentar oficial da USDA”
CUSTA MUITO DINHEIRO SEGUIR UMA DIETA PALEO?

A Dra. Terry Wahls também afirma, na palestra, que em um primeiro momento, pode parecer dispendioso manter uma dieta em que os alimentos são de alta qualidade, sempre frescos e naturais:
“você pagará o preço agora por alimentos que irão restaurar sua saúde e vitalidade, ou você pagará o preço depois, com consultas médicas, medicamentos, cirurgias, licenças médicas, aposentadoria precoce e lares para idosos. A escolha é sua”
CONCLUSÃO
Sim, nós temos escolhas. Nossos filhos não precisam se tornar diabéticos, obesos e hipertensos. Não é necessário muito esforço para perceber que as diretrizes nutricionais vigentes, baseadas em grãos e não se importando com os industrializados, estão completamente equivocadas.
A esclerose múltipla revertida pela palestrante é uma situação extrema que mostra como podemos reverter quadros individuais de problemas mais comuns e interferir positivamente, a médio ou longo prazo, no sistema público de saúde (que não é sem razão que não consegue atender a população de forma decente: nadamos contra a correnteza o tempo todo).
Este blog, Saúde Primal, não pretende ser apenas um projeto ou um site de estética ou emagrecimento. O post inaugural deixa isso claro. Adotar uma dieta paleo lhe dará, fundamentalmente, aumento de saúde e vitalidade. E, com saúde, seu organismo funcionará melhor e não sofrerá inflamações crônicas de longo prazo, que levam a tantos problemas de saúde. O emagrecimento será uma consequência (tão desejada, é verdade) das melhorias funcionais orgânicas do seu corpo.
Se quer saber mais sobre esta dieta e como ela pode te ajudar:
- DIETA PALEO: PRINCÍPIOS E PRÁTICA
- COMO EMAGRECER COMENDO CARBOIDRATOS NA DIETA PALEO LOW CARB (LCHF)
- GORDURAS NATURAIS NÃO FAZEM MAL. ISSO É UMA NOVIDADE QUE MUDA O JOGO
ASSISTA À PALESTRA NA ÍNTEGRA:
PRECISA EMAGRECER OU MUDAR SEUS HÁBITOS E QUER UMA ESTRATÉGIA PALEO LOW CARB PRONTA?
[sc name=”edv-codigo-livro” ]
É isso aí! Obrigado por acompanhar o blog!
Até o próximo! E saúde!
Abraços,
Márcio Balian
Criador e editor do saudeprimal.com.br
Link permanente
Bom dia, Márcio Balian! Parabéns pela postagem! Gostei do site.
Você conhece o trabalho do Dr. Cícero Galli Coimbra com esclerose múltipla e doses individualizadas de vitamina D? É muito interessante também.
Como temos aprendido com a ferramenta internet em nossas mãos! Vou dizer mais, estamos fazendo intervenções na nossa própria saúde que nenhum médico de nossa cidade ousou, talvez por falta de tempo nas consultas ou mesmo conhecimento. Afinal, quem pode conhecer mais o paciente do que ele próprio?
Abraços! Sonia Salim
Link permanente
Bom dia, Sônia!
Ainda não conheço o trabalho do Dr. Cícero, mas buscarei informações. É realmente fascinante e motivador saber que temos ferramentas que antes não tínhamos, para formar nossas próprias opiniões e sair do senso comum. A maior dificuldade é filtrar o que não é sério. E muitas vezes, até pesquisas sérias são feitas com metodologias científicas fracas e seguidas de uma maquiagem da mídia. Obrigado pelo comentário!
Link permanente
Você tem razão, Márcio, quando fala em filtrar informações. E tem mais, percebo que alguns médicos ou profissionais de saúde sofrem perseguições quando estão no caminho certo, aquele que leva à cura ou manutenção da saúde do paciente. O sucesso deles incomoda os que estão interessados em manter a doença. Poucos médicos nadado contra a correnteza visando o bem do paciente. Importante é prosseguir!
Link permanente
Você tem razão, Márcio, quando fala em filtrar informações. E tem mais, percebo que alguns médicos ou profissionais de saúde sofrem perseguições quando estão no caminho certo, aquele que leva à cura ou manutenção da saúde do paciente. O sucesso deles incomoda os que estão interessados em manter a doença. Poucos médicos nadado contra a correnteza visando o bem do paciente. Importante é prosseguir!
Link permanente
Exato, Sonia! Particularmente, acredito que na maioria dos casos, os médicos não são mal-intencionados. No caso do banimento das gorduras saturadas, por exemplo, eles apenas refletem a forma que aprenderam. Acho que o problema é mais abaixo (e aí sim, na raiz do problema, acredito ter muita coisa errada! rs). Mas, felizmente, está sendo revertido aos poucos através de profissionais (como o Dr. Souto, por exemplo) que não têm medo de perseguição, por terem a segurança de se apoiarem em pesquisas científicas de alta qualidade.
Link permanente
Nossa acho que Nao por acaso encontrei este site, já sigo está dieta a quatro meses e tenho hoje uma ótima qualidade de vida, já eliminei 23kilos, mas conhecimento não ocupa espaço, e sei q aqui aprenderei muito com VC, parabéns por informações tão valiosas e tão claras.que deus continue te dando serenidade e sabedoria cada vez mais, Marcio para poder compartilhar sempre conosco.
Link permanente
Obrigado pelo comentário, Márcia!
São poucas postagens, mas tentarei que sejam sempre impactantes!
Saúde!
Link permanente
Gostei da publicação Márcio Balian. Parabéns!!!
Agora, sobre a vitamina D do Dr Cícero Galli Coimbra, que nossa querida colega Sonia Salim comentou, taí uma pergunta: Por que será que ele não mostra em rede nacional os benefícios da vitamina D? Este é o motivo de muitos neurologistas não confiarem neste tratamento!
Que Deus o abençoe smp Márcio Balian, que você traga mais publicações como essas para nos ajudar!!!
Link permanente
Gente as escolas de medicina são financiadas pela grande industria de alimentos e pela industria farmacêutica. Não se enganem, plantar seu “remédio” (alimento) já é subversivo… e as sementes são envenenadas para “protege~las” ou seja nem os brotos que gostaríamos de fazer e que são alimentos que dão vida, podemos fazer sem susto! Requer um espírito altruísta e coragem para que um médico ou outro profissional da saúde se pronuncie! Parabéns Márcio, Dr. Coimbra, Dr. Souto, Dra Wahls…
que mais gente se sinta confiante em espalhar as boas novas…
Link permanente
Olá Henriette!
Obrigado pela boa referência!