Neste artigo, mostro um estudo piloto experimental (ensaio clínico randomizado, com alto grau de evidência científica), que traz o impacto de uma Dieta Paleolítica (paleo, primal), por apenas 4 dias, no metabolismo humano. Impressionante, principalmente a perda de gordura visceral (barriga) e os índices relacionados a inflamações/doenças metabólicas. Fiz a tradução do resumo, que já impressiona bastante.
Se você quiser acessar o estudo completo, segue a publicação original integral (em inglês):
To Restore Health, “Do we Have to Go Back to the Future?” The Impact of a 4-Day Paleolithic Lifestyle Change on Human Metabolism – a Pilot Study
Vamos então ao resumo traduzido e, logo abaixo, coloco alguns comentários e opiniões:
Para recuperar a saúde, temos que ir “De Volta Para o Futuro?” O Impacto de 4 dias de mudança para o estilo de vida paleolítico no metabolismo humano – um estudo piloto.
RESUMO
Em seu caminho a partir da Idade da Pedra através da Revolução Agrícola às condições atuais de alta tecnologia, os humanos perderam seu comportamento primitivo de busca por recursos e alimentos. Nos dias atuais, não é mais necessário gastar energia para coletar alimentos ou caçar, e as doenças (síndromes) metabólicas são epidêmicas e são resultados da mudança do estilo de vida original (paleolítico) para nosso estilo de vida moderno.
Neste estudo piloto, nós partimos do pressuposto de que uma mudança radical para o estilo de vida paleolítico (caçador-coletor) poderia servir como terapia contra doenças inflamatórias, mesmo em intervalo curto.
Treze adultos voluntários saudáveis foram transferidos para o DELUX National Park (Alemanha e Luxemburgo) por quatro dias e três noites, onde conduções da Idade da Pedra foram simuladas.
Trinta e oito parâmetros bioquímicos e bioelétricos foram medidos dos participantes antes e depois da realocação.
- Peso Corporal (-3,9%)
- Gordura Corporal (-7,5%)
- Índice de Massa Corporal – IMC (-3,8%)
- Gordura Visceral (-14,4%)
E os Parâmetros relacionados a meta-inflamações:
- Glicemia de Jejum (-18,2%)
- Insulinemia – Jejum (-50,1%)
- HOMA (-57,8%) (avalia a resistência à insulina)
- Proteína C-Reativa, indicador principal para inflamações de baixo grau (low grade inflammations aumentou numa média de 169,6%
Nossos dados mostram que um retorno às raízes paleolíticas podem ter efeitos positivos em fatores de risco comumente associados com desordens metabólicas, tais como obesidade e diabetes tipo 2. Esses achados podem liderar o caminho a pesquisas para responderem à questão se as condições metabólicas já existentes e/ou doenças auto-imunes e neuro-inflamatórias podem ser influenciadas por um estilo de vida Paleolítico.
MEUS COMENTÁRIOS:
Você já ouviu falar em algum medicamento no mundo que faça isso tudo aí acima com sua saúde e/ou aparência? (nem em longo prazo!).
“Que seu remédio seja seu alimento… e que seu alimento seja seu remédio”. (Hipócrates – 460-377 a.C.).
Ok… se você chegou agora no blog e através deste artigo, deve estar se perguntando:
O QUE É “ESTILO DE VIDA PALEOLÍTICO” (Dieta Paleolítica)?
Se ainda não conhece, acesse abaixo nosso artigo “porta de entrada”:
Fundamentalmente, na Dieta Paleolítica, nós trocamos isso:
Por isso:

Sobre os resultados do Experimento:
Esse estilo de vida corta, naturalmente, os carboidratos em excesso (veja a redução da glicose no sangue e insulina), fazendo com que a gordura corporal se torne mais viável e eficiente como fonte de energia. Se quer saber mais sobre o estrago dos picos de insulina no sangue, leia:
As atividades físicas intensas, somadas ao aumento do consumo de proteínas, estimulam o aumento da massa magra (músculos) dos participantes do estudo.
A primeira gordura corporal que se perde com a dieta paleolítica é a gordura visceral (gordura das vísceras, dentro da barriga): a gordura mais perigosa, envolta nos órgãos internos (fígado, coração, etc.)
Isso explica a perda maior (14,4%!) da gordura visceral, em relação ao peso total e ao IMC.
As inflamações de baixo grau (low grade inflammations) são respostas do nosso sistema imunológico altamente relacionadas com diversas doenças, incluindo doenças cardíacas e também ligadas à mortalidade por problemas cardíacos/circulatórios.
PRECISA EMAGRECER E QUER UMA ESTRATÉGIA JÁ PRONTA?
Programa de emagrecimento passo a passo:
O Código Emagrecer de Vez é um programa passo a passo, com total afinidade com o tipo de alimentação que pregamos aqui no blog, estruturado em 3 etapas para emagrecimento rápido. Clique na imagem abaixo para conhecer:
Obeso, hipertenso e pré-diabético aos 36 anos… Era como eu estava antes de iniciar, por acaso, uma jornada que me levou a uma estratégia diferente e muito eficiente para perder peso… Saiba como foi:
Saúde!
Abraços,
Márcio Balian
Criador e editor do saudeprimal.com.br
Link permanente
Link permanente
Muito boas essas dicas. Não emagrece quem tem preguiça rs
Link permanente
É isso aí Leonardo! É fácil, mas o desafio é fazermos com que estas informações rompam a grande barreira de objeções e o pessoal entenda que para emagrecer não precisa passar fome.
Obrigado por acompanhar o blog!
Link permanente
É possível uma sugestão de cardápio semanal!!!
Link permanente
Olá Izilda!
Estou trabalhando um artigo com este exato foco… Por enquanto, a parte final deste artigo pode dar uma boa ajuda!
Muito obrigado pela sugestão.
Link permanente
Eu só encontro sugestões de cardápio e receitas se comprar o método!!!?????
Link permanente
Olá Márcio!
Posso fazer o uso de Whey Protein e Termogênicos?
Abs!
Link permanente
Olá Jandir!
Se formos ser rígidos com paleo, suplementos não poderiam entrar. Na minha opinião, comida natural (sem processamento) com alta densidade nutricional é sempre a melhor opção.
Link permanente
Estou descobrindo a comida paleolítica agora estou maravilhada
Link permanente
Legal, Márcia!
É realmente uma mudança de vida inexplicável!
Parabéns!
Link permanente
Estava procurando uma explicação clara sobre a paleo e finalmente achei. Eu já faço lowcarb mas sou magra e tenho um pouquinho de gordura localizada, porém, além da gordura, estava perdendo massa magra tb e por isso resolvi colocar raízes na alimentação o que me fez saber mais sobre a paleo.. estilo de vida que vou seguir a partir de agora, o problema é que ainda não consigo comer frutas, parece que vou engordar se comer… por eu ser magra acha que pode ser vantajoso fazer uma paleo low carb? Digo isso pq vou continuar comendo bacon, gorduras boas e acrescentar as frutas moderadoras e as raízes. O que acha professor?
Link permanente
O que? 4 dias????? Eu ja comecei hoje, entao quer dizer que posso.chegar a medida de centimetro ou mais que eu quero? Gracas a Deus existem.anjos.que nem.voces que escrevem.sobre isso para tirar nossas duvidas. Muito obrigada!!!
Link permanente
Obrigado, Julia!
Nossa saúde agradece, não é mesmo! 🙂