Resumão Low Carb Paleo

10 Mudanças mais importantes para iniciar em paleo low carb

Segue aqui um resumão dos 10 hábitos que considero mais importantes para iniciar no estilo de vida paleo / low carb. Coloco-os em ordem de importância (no meu julgamento). Abaixo de cada mudança, deixo opções práticas, provisórias ou definitivas, para que inicie neste saudável estilo de vida.

Obs: Se preferir iniciar estudos mais completos, com explicações e motivos das sugestões de cada mudança abaixo, sugiro iniciar por este artigo abaixo (nele serão sugeridos novos links): DIETA PALEO: PRINCÍPIOS E PRÁTICA. Agora, vamos aos 10 hábitos:

I. Abandone a farinha de trigo, mesmo que não seja intolerante ao glúten:

  • Opções definitivas:
    • Omeletes
    • Massas com ovos, queijos ralados e requeijão
    • Massas com couve-flor ralada e ovos
    • Pães com farinhas de castanhas trituradas e ovos
    • Massas com coco ralado
    • Aqui um artigo com foco bem prático, que pode ajudar (a segunda parte dele é a parte prática):

II. Abandone o açúcar:

  • Opção provisória (enquanto se acostuma):

III. Abandone os sucos de frutas, mesmo naturais

  • Opções definitivas:
    • Água, Água com gás, café, café com nata, Água com gás, limão e gelo, Água de coco
    • consuma a fruta inteira e não apenas o suco
  • Opções enquanto se acostuma:
    • Adoçar provisoriamente com adoçantes (novamente, áudio recomendado)

IV. Evite produtos industrializados

  • Abuse de produtos naturais, sem processamento industrial
  • Troque a padaria e o supermercado pelo verdurão, pelo mercado central ou a feira (melhor ainda se for de orgânicos)
  • Comida de verdade não possui rótulos, nem códigos de barras: Nós evoluímos comendo bichos e plantas!
  • Evite alimentos com ingredientes e aditivos com nomes impronunciáveis, dignos das suas aulas de química orgânica.

V. Evite gorduras industrializadas (óleos vegetais de sementes) – Não use óleo de canola, milho, girassol, soja, algodão, margarinas, manteigas vegetais)

  • Opções definitivas:
    • Para frituras: Banha de porco, Óleo de coco, Manteiga de leite (veja links abaixo, se ainda tem medo de gordura)
    • Para temperos: Azeite extra-virgem

VI. Não evite as gorduras naturais

VII. Evite grãos (cereais ricos em amido)

VIII. Tenha em mente que dieta é muito mais importante que exercício físico para restabelecer seu peso e saúde

  • Exercícios são ótimos, mas, se tiver que escolher uma das duas coisas, fique com a dieta! Este artigo aqui do blog fala mais sobre isso

IX. Coma só quando tiver vontade e não passe fome

  • Comer de 3 em 3 horas ou com horários marcados para refeições não faz sentido e não é contemplado pela boa ciência. Não é saudável e não emagrece.
  • Jejuns intermitentes são naturais e podem ser feitos, desde que seu corpo esteja adaptado à queima de gordura (tempo de 1 a 3 semanas de low carb). Nesta situação, não ocorre fome e, caso queira fazer jejum, não há nada errado.
  • Este podcast desmistifica os Jejuns

X. Se estiver buscando um programa passo a passo para emagrecer

  • Não saia da estratégia Paleo Low carb. É comprovadamente superior a todas as outras abordagens de dieta, em resultados e em saúde;
  • Há uma infinidade de charlatões e pessoas má-intencionadas vendendo remédios e dietas milagrosas. E muita gente cai nos golpes! Se quer uma estratégia confiável, elaborada dentro desta abordagem, amparada pela boa ciência, eu recomendo assistir a apresentação deste link até o final:

Um forte abraço! E não deixe de acessar os demais artigos, com explicações detalhadas sobre cada hábito que sugiro neste texto.
Márcio Balian